O cirurgião bucomaxilofacial do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), Guilherme Romano Scartezini, teve sua tese de doutorado “Traumatismos bucomaxilofaciais em um hospital público do Brasil Central: estudo retrospectivo” publicada em veículo conceituado na área de Odontologia - a Revista Odonto Ciência. A pesquisa divulgada depois de dois anos de coleta de dados sobre o tema aborda os aspectos epidemiológicos dos traumatismos bucomaxilofaciais em prontuários de pacientes atendidos no Huapa.

Para Guilherme, a publicação do artigo em uma revista especializada é fundamental para despertar na sociedade a importância do cirurgião bucomaxilofacial e divulgar o trabalho desses profissionais no Huapa. “Nos chamou muito a atenção a quantidade de casos de traumas envolvendo pessoas jovens e que muitas vezes deixam de conviver em sociedade por conta de fraturas na face. Atualmente, na unidade, nós acompanhamos esse paciente desde a pequenas suturas até o tratamento definitivo do trauma e reabilitação total na nossa área. O mais importante para nós é devolver a autoestima dessas pessoas”, concluiu.

Sobre - Guilherme Romano Scartezini é graduado em Odontologia e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) pela Universidade Federal de Goiás (UFG); coordenador do CTBMF do Huapa; e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.