Com um momento de reflexão sobre o que é humanização, foi criada em 26 de janeiro, a Comissão de Humanização da UPA Zona Norte. Formada por colaboradores e funcionários de empresas prestadoras de serviço, a comissão tem como um dos seus objetivos estar voltada à qualificação da atenção e da gestão em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro de apresentação do grupo, as assistentes sociais da unidade apresentaram alguns tópicos da Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003. Entre as atividades da comissão, está a interferência na melhora dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos.

Segundo a assistente social Luana Dallegrave Bolfe, que integra a equipe do Serviço Social da UPA Zona Norte, a comissão irá construir propostas e promover ações que humanizem e aprimorem a rede de atenção em saúde, as inter-relações das equipes e a democratização institucional, com o foco voltado aos usuários, aos trabalhadores, aos técnicos, aos funcionários, aos gestores e aos coordenadores.

Com essas propostas desenvolvidas, a Comissão irá capacitar os demais colaboradores da UPA Zona Norte. Para essa construção e troca de conhecimentos, a Comissão se reunirá todas as últimas terças-feiras de cada mês.