A UPA Zona Norte recebeu os estudantes de cursos de graduação que participaram da edição 2018 do projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). O grupo era formado por alunos dos cursos de medicina, de nutrição, de farmácia, de fisioterapia, de enfermagem, de biomedicina, de serviço social, de odontologia e de psicologia. A visita tinha como foco conhecer toda a rotina da unidade.

 

O VER-SUS é um projeto de vivências no Sistema Único de Saúde voltado aos acadêmicos da área da saúde. Tem como objetivo contribuir para o aprofundamento das discussões relacionadas à formação e ao trabalho em saúde, em diferentes contextos: na universidade, nos serviços de saúde, na gestão, nos movimentos sociais e populares, nos espaços de controle social. Com o intuito de potencializar os debates acerca da afirmação do SUS enquanto sistema universal, seu fortalecimento e sua consolidação.

"A visita à UPA foi cercada de grande expectativa. Como estudante da área da saúde e como morador de Caxias do sul pude acompanhar todo o processo implantação até sua abertura. Tinha expectativas altas e posso dizer que todas foram superadas”, conta o Vinícius Casaroto, aluno do curso de Farmácia da Universidade de Caxias do Sul e membro da comissão organizadora. Ele ainda ressalta que “a UPA se mostrou um serviço que faz o melhor para entregar um atendimento eficiente aos pacientes”.

Além de alunos da Universidade de Caxias do Sul, o grupo também era formado por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina, do Centro Universitário da Serra Gaúcha, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, da Uninter e da Universidade Federal do Pampa.