1. Vou ser internado no HUAPA. Posso entrar com roupas e comida?

Visando garantir a segurança dos pacientes internados as roupas e alimentos são fornecidos pelo hospital. Contamos com a colaboração dos acompanhantes e visitantes.

  1. Qual será a data da minha cirurgia ou internação para a cirurgia?

 No Huapa realizamos apenas cirurgias de emergências/urgências, ou seja, procedimentos provenientes de traumas/vítimas ocasionados de acidentes domésticos, empresas, trânsito e etc, enviadas pelo SAMU, Corpo de Bombeiros, Complexo Regulador ou Demanda Espontânea.  

Quanto há necessidade cirurgia eletiva o paciente e avaliado pelo médico responsável e encaminhada para o complexo regulador para a realização do procedimento cirúrgico numa unidade conveniada com o SUS que tenha especialista para atender o seu caso.

Nos casos de cirurgias não temos uma data exata, primeiro é feita uma avaliação pela equipe médica responsável. Se tratar de cirurgia de urgência ou emergência, o prazo é menor, de acordo com a gravidade.

Em alguns casos é realizada uma cirurgia em caráter de urgência/emergência e, posteriormente, quando necessário, é feito o agendamento de nova cirurgia que pode ser realizada aqui mesmo na unidade ou regulada para outra unidade hospitalar SUS.

Caso seja uma cirurgia considerada eletiva, o médico responsável faz a avaliação e encaminha o pedido para a regulação, que lança na rede para aguardar a liberação da vaga em qualquer unidade conveniada com o SUS que tenha especialista para atender o caso.

  1. Qual é o tempo de espera para o atendimento? Tem médico para atender?

O tempo de espera para o atendimento varia de acordo com a gravidade do caso. Ao chegar no Pronto Socorro (PS) da unidade (exceto pacientes encaminhados pelo SAMU e Corpo de Bombeiros), o paciente é avaliado por um enfermeiro, que avalia e classifica. A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente (escala de dor, etc.), sinais vitais, saturação de O2, etc. 

Após essa avaliação inicial, o paciente é classificado com uma cor correspondente à gravidade do seu quadro, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester, referendado como de excelência e aplicado em unidades de referência nacional e internacional.

A Classificação de Risco obedece aos seguintes critérios de gravidade e tempo de atendimento:

Vermelho – Emergência: 0 minuto. Necessita de atendimento imediato;

Laranja – Muito Urgente: 10 minutos. Necessita de atendimento praticamente imediato;

Amarelo – Urgente: 50 minutos. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar;

Verde – Pouco Urgente: 120 minutos. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde;

Azul – Não Urgente: 240 minutos. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde.

Considerando-se que o Pronto Socorro do HUAPA foi definido para atendimento a casos graves de urgência e emergência, os casos classificados como verdes e azuis poderão, à critério médico, ser referenciados/contra referenciados para unidades da rede de saúde adequadas ao perfil de atendimento.

         Nos casos de vermelho, laranja e amarelo, após a classificação do enfermeiro, o paciente e direcionado para o atendimento médico com as seguintes especialidades: clinica, ortopedia ou cirurgia geral, excetos os encaminhados pelas UPAs ou Cais para avaliação para a avaliação do especialista  

  1. Como solicito meu prontuário ou de algum familiar? Qual o tempo para recebê-lo?

O prontuário é um documento sigiloso e personalíssimo, por isso somente o próprio paciente, seu representante legal ou juiz, podem ter acesso ao documento. O prazo para a disponibilização do prontuário é de até 10 (dez) dias úteis a contar da aprovação da Diretoria Técnica. 

Os dados para a solicitação do prontuário são: 

Nome completo do paciente:
Data de nascimento:
Nome da mãe:
Telefone(s) de contato:
Endereço completo:
Período de registro do prontuário: De …./ …../ ……. a …./ …../ …….
Documento do solicitante com foto (RG ou CNH) 

Se o paciente for falecido, também deverão ser apresentados os seguintes documentos: 

Declaração de Óbito;
Documentos que comprovem o parentesco de primeiro grau do solicitante com o paciente (pais, filhos, cônjuge, irmãos)
.

  1. Quero ser atendido ou fazer um exame no HUAPA, o que/como devo fazer?

O atendimento se dá por meio da emergência, Regulação Estadual, Regulação Municipal e SAMU.

Pacientes internados ou em observação farão os exames no HUAPA, e caso seja prescrito exames não disponíveis na unidade, este será regulado para realização em outra unidade da rede de saúde. 

Os exames requisitados pelas Unidades Externas serão agendados pela Regulação Municipal de Saúde.

  1. O HUAPA atende qualquer tipo de paciente?

O HUAPA possui um perfil específico de pacientes (traumatologia cirúrgica ortopédica).

  1. Tem atendimento preferencial para pessoas com mais de 60 anos?

É dado prioridade para idosos a partir de 60 anos, crianças, gestantes e portadores de necessidades especiais. 

  1. Posso ficar como acompanhante do paciente internado?

Pacientes idosos a partir de 60 anos, menores de 18 anos, gestantes, portadores de necessidades especiais, alterações psiquiátricas, existência de algum comprometimento da mobilidade física e/ou dependência de terceiros por limitações que assim o justifique, é requerido a presença de acompanhante para apoio ao paciente. Em casos de risco de queda, poderá ser requisitado pela área médica e enfermagem acompanhante para o paciente.

Os acompanhantes deverão ser maiores de 18 e menores de 60 anos, preferencialmente do mesmo sexo do paciente.

  1. Qual o horário de visita e/ou troca de acompanhante? Quantas pessoas podem visitar?

Resposta: 9.1 Horários de visitas:

  • Enfermarias: das 14:00 às 15:00 horas. Duas visitas por dia, entrando uma por vez;
  • Observação: das 14:00 às 15:00 horas. Duas visitas por dia, entrando uma por vez;
  • Pronto Socorro: das 15:00 às 15:30 horas. Duas visitas por dia, entrando as duas ao mesmo tempo, acompanhadas pelo Psicólogo HUAPA;
  • Unidade de Tratamento Intensivo (UTI): das 16:00 às 16:30. Duas visitas por dia, entrando as duas acompanhadas pelo Psicólogo HUAPA.

A Troca de acompanhantes é realizada das 08:00 às 10:00 horas e das 20:00 às 21:00 horas, podendo ser alterada pela equipe assistencial, visando resguardar a segurança e/ou privacidade dos pacientes internados. Ao acompanhante é previsto intervalo de uma hora, podendo se ausentar das 13:00 às 14:00 horas. Havendo necessidade de ausência fora do horário estabelecido, a equipe de enfermagem deverá ser comunicada.

  1. Quero prestar trabalho voluntário ou trabalhar no HUAPA, como me cadastro ou envio meu currículo?

Para prestar trabalho voluntário no HUAPA o candidato deve entrar em contato com a OVG no Centro Goiano de Voluntários através dos telefones (62) 3201-9711 ou (62) 3201-9709, ou através do site http://www.ovg.org.br/post/ver/164483 e agendar uma entrevista.

Após a entrevista, caso haja vaga, o voluntário deve comparecer à Comissão de Ensino e Pesquisa do HUAPA portando o encaminhamento da OVG, cópia da Identidade e carteira do Conselho de classe (COREN, CRM, CRF, CRESS) se for o caso e uma foto 3×4 para confecção de crachá. Caso não haja vaga no HUAPA no momento, o voluntário pode entrar em contato com a Comissão de Ensino e Pesquisa através do telefone (62) 3217-8936 para verificar previsão de abertura de novas vagas ou aguardar em lista de espera.

O voluntário assinará um Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário, constando as condições do trabalho voluntário (carga horária, setor de prestação de serviço, dias da semana), conhecerá as normas e procedimentos do hospital e então poderá iniciar a prestação do trabalho voluntário.

O Hospital Estadual de Urgência de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada é gerido pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH). A contratação dos funcionários se dá pelo regime CLT (celetista) e os processos seletivos são divulgados no site eletrônico da Organização Social (www.igh.org.br), na seção Transparência/Editais. Os processos seletivos são realizados por Edital e contam com etapas distintas para cada cargo, mas geralmente consiste em Avaliação Curricular, Prova de Conhecimento Específico, Avaliação Psicológica, Dinâmica de Grupo e Entrevista por Competências.