HEMNSL promove ação de conscientização sobre a campanha Dezembro Vermelho

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), por meio do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), promoveu, na quinta-feira (14/12), uma impactante ação de conscientização sobre o vírus HIV e Aids. Segundo o Ministério de Saúde, mais de um milhão de pessoas vivem com o HIV no Brasil.
A iniciativa teve como principal objetivo promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV, além de desmistificar conceitos e informações equivocadas sobre a Aids. Reconhecendo a relevância desse tema, o hospital buscou não apenas informar, mas também oferecer serviços que fortalecesse a saúde de seus colaboradores e usuários.
A enfermeira Kássia Oliveira e a auxiliar administrativo Eduarda Alves, do NHE, realizaram uma abordagem educativa dinâmica e interativa, com a aplicação do jogo “Quiz – Mito e Verdade”. Por meio desse jogo, colaboradores, pacientes e acompanhantes foram desafiados a testar seus conhecimentos sobre o HIV, Aids e outras IST, proporcionando não apenas aprendizado, mas também estimulando a participação ativa na disseminação de informações precisas.
Também houve distribuição de kits com preservativos masculino e feminino, balas e um cartão alertando para a prevenção do HIV.
Testes rápidos gratuitos
Como parte do compromisso em promover a saúde, foram disponibilizados 200 testes rápidos gratuitos para HIV, sífilis, hepatite B e E. “Essa ação vai além da conscientização, oferecendo aos colaboradores e pacientes a oportunidade de realizar exames essenciais para o diagnóstico precoce e o início imediato de tratamentos, se necessário”, afirmou a enfermeira Kássia.
Para o colaborador José Dantas, foi uma ação positiva. “Essa iniciativa é um reflexo do comprometimento e do constante esforço da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes em proporcionar saúde, prevenção e informação para todos que trabalham aqui e também para os que buscam nosso atendimento”, pontuou José.
O militar Anderson da Silva, pai da recém-nascida Manuela, aprovou a iniciativa. “Gostei da abordagem. As profissionais são muito educadas. Aproveitei para fazer os testes, que foram bem rápidos. O Hospital está de parabéns”, concluiu. “Achei muito bacana, recebemos informações importantes”, pontuou Thiago Miranda, pai da recém-nascida Lavínia.
“Essa ação visa não apenas à saúde individual, mas à construção de uma população mais informada e saudável. Ao promover o acesso facilitado aos testes rápidos, o hospital reforça seu compromisso com a prevenção e o cuidado integral com a saúde de todos os envolvidos”, destacou a diretora operacional Juliana Paixão.
Para lembrar do mês de luta contra a Aids, a fachada do HEMNSL está iluminada na cor vermelha – símbolo da campanha.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH



