A higienização das mãos é considerada um dos pilares da prevenção e controle de infecções, especialmente dentro dos serviços de saúde. Com isso, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) realizou uma capacitação para toda a equipe de assistência hospitalar, na terça-feira (23/01), no auditório da unidade. A iniciativa, liderada pelo Time de Higiene de Mãos, com o suporte do Serviço de Controle e Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e da Gerência Assistencial, teve como objetivo reforçar a importância das boas práticas de higienização das mãos, crucial para a prevenção de infecções hospitalares.
No Hemu, a segurança e o bem-estar do paciente são prioridades indiscutíveis. Reconhecendo a centralidade da higienização das mãos na promoção de ambientes hospitalares seguros, a equipe promoveu uma palestra esclarecedora sob o título “A segurança do paciente em nossas mãos”. A palestra foi ministrada pela coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Lidiane Figueiredo, que compartilhou insights valiosos sobre a relevância deste hábito cotidiano.
Lidiane enfatizou a necessidade e importância da higienização das mãos, norteadas pelos 5 momentos de higienização das mãos e a técnica adequada para a higiene de mãos com qualidade. “Embora a higienização das mãos seja, há muitos anos, a medida mais conhecida na prevenção e controle das infecções na área da saúde, colocá-la em prática é uma tarefa complexa, que exige cultura e hábito diário”, avaliou a enfermeira.
A colaboração entre o SCIRAS e a Gerência Assistencial evidencia a abordagem multidisciplinar adotada pelo Hemu para garantir a eficácia das práticas de prevenção. Essa sinergia entre diferentes setores do hospital reforça o compromisso da instituição em fornecer um ambiente seguro e saudável para todos os pacientes e profissionais de saúde.
Time de Higiene de Mãos: educando e empoderando – O Time de Higiene de Mãos tem desempenhado um papel fundamental na condução dos eventos de capacitação, oferecendo orientações práticas e demonstrações sobre a técnica adequada de higienização. A equipe vem destacando a importância não apenas de seguir protocolos, mas de internalizar a prática como um compromisso diário, fundamental para a segurança coletiva.
“A capacitação sobre higienização das mãos no Hemu faz parte de um compromisso contínuo com a excelência em saúde. A unidade reafirma seu papel como líder na promoção de padrões elevados de segurança, garantindo que cada paciente que passa por suas portas receba cuidados de qualidade e livre de riscos desnecessários. A higiene das mãos, nesse contexto, não é apenas uma prática; é um gesto de cuidado e respeito pela vida”, destacou a presidente do Time de Higiene de Mãos, enfermeira Reila Coutinho.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH