Noticia

Música leva esperança e alegria aos pacientes e colaboradores do HEMU

Estudos comprovam que a musicoterapia contribui para o alívio da dor, da ansiedade, do estresse e da fadiga. Diante dessa premissa, 

o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) recebeu, na tarde de terça-feira (26/09), a dupla May e Gabi – cantoras e compositoras com um repertório voltado para o sertanejo. As artistas trouxeram para a unidade uma bagagem única, divertida e comovente. Elas fizeram um mix de canções sertanejas e gospel.

May e Gabi passaram pela recepção, corredores e enfermarias, deixando o ambiente hospitalar mais leve. O resultado não poderia ser diferente, encantou a todos com suas vozes marcantes. “Gostei muito. As vozes delas são maravilhosas”, ressaltou a paciente Lara Vitória, que está internada na unidade. “Achei muito legal. Animou a nossa tarde”, disse a paciente Sandra de Souza.

“Primeira vez que participamos de um projeto assim, foi muito bacana. Se trouxemos um alívio para as pessoas internadas aqui, para nós foi muito mais satisfatório. Foi uma experiência muito importante em nossas vidas. Queremos voltar mais vezes”, destacaram as cantoras May e Gabi.

A psicóloga Anna Jéssica Diniz destaca a importância desse projeto tanto para pacientes e acompanhantes como para os colaboradores. “A música tem um papel muito importante que proporciona alegria, controla a ansiedade, distrai as pessoas. Esse projeto tem proporcionado resultados muito positivos tanto para os pacientes quanto para os profissionais da unidade”, relatou a psicóloga.

Projeto “Sons que curam” – visa a humanização no ambiente hospitalar, por meio da música, proporcionando bem-estar aos pacientes, familiares e colaboradores, reduzindo a ansiedade e o estresse. A ação acontece uma vez ao mês.

Marilane Correntino (texto e fotos) IGH