Noticia

Equipe de Fonoaudiologia do Hemu promove ação sobre disfagia

O Hospital Estadual da Mulher – Hemu realizou uma blitz educativa, nesta segunda-feira dia 21 de março em prol do Dia Nacional de Atenção à Disfagia, comemorado no dia 20 deste mês. A ação teve como objetivo auxiliar toda equipe da assistência a identificar os sintomas e alertar os colaboradores  sobre seu risco para a saúde.  

As profissionais percorreram vários setores do hospital divulgando medidas de prevenção e o que fazer no caso de suspeita de disfagia. Além de orientar sobre a doença, as fonoaudiólogas entregaram um folheto informativo sobre a disfagia, junto com um bombom.

A disfagia é uma alteração da deglutição que pode ocorrer do recém-nascido ao idoso. Beber ou comer algum alimento parece uma ação simples, porém é muito mais complexo do que imaginamos. A deglutição envolve mais de 20 músculos e demanda uma série de movimentos sincronizados.  Segundo a coordenadora da Fonoaudiologia, Fernanda Mendanha, deglutir com segurança e eficácia é de fundamental importância para qualquer pessoa. “É necessário orientação e tratamento adequados, pois além de provocar problemas emocionais, a disfagia pode levar à desnutrição, desidratação, pneumonia e até a morte

Dentre os fatores de risco estão a prematuridade, doenças neurológicas, câncer de cabeça e pescoço, envelhecimento, entre outros. “Em ambientes de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), é de extrema importância que a equipe saiba diagnosticar os sintomas. Os bebês prematuros podem apresentar complicações de ordem respiratória, cardíaca e neurológica devido a imaturidade dos órgãos, o que pode acarretar dificuldades na deglutição”, afirmou a fonoaudióloga Thaynara Borges. 

Sintomas de disfagia

Dificuldade de mastigar e engolir; necessidade de engolir várias vezes para o alimento, líquido ou saliva descer; dor ao engolir/ Sensação de alimento parado na garganta; escape de alimento pelo nariz durante a alimentação; tosse e engasgos frequentes durante as refeições ou ao deglutir saliva; falta de ar e perda de peso.

Se notar algum desses sintomas, procure um fonoaudiólogo. Ele é o profissional apto para fazer o diagnóstico, orientar e reabilitar os distúrbios da deglutição. 

Deixe um comentário