Entre os dias 22 e 26 de janeiro, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), por meio das comissões de Prevenção de Acidentes (Cipa), de Humanização e de Eventos, promoveu uma programação especial com o intuito de sensibilizar e informar colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho, destacando o movimento Janeiro Branco e as diretrizes para prevenção de transtornos mentais relacionados ao trabalho, com direito a palestra, mural com agradecimentos e distribuição mimos.
A unidade recebeu a psicanalista e doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília, Elise Alves dos Santos, que ministrou palestra esclarecedora sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT), abordando de maneira abrangente os transtornos mentais relacionados ao ambiente de trabalho, destacando a importância de compreender os sinais e sintomas que podem indicar o desenvolvimento ou agravamento desses transtornos.
A profissional, que também faz parte do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual), enfatizou que qualquer sofrimento emocional merece atenção e pode estar relacionado a questões de saúde mental. Um dos pontos cruciais discutidos foi a legislação e diretrizes diagnósticas e terapêuticas para TMRT, onde Elise orientou os profissionais a notificarem casos de suspeita ou diagnóstico, destacando a importância de se evitar reproduzir um circuito de desconfiança na queixa do trabalhador. “Todo caso de sofrimento emocional em suas diversas formas de manifestação, podem indicar o desenvolvimento ou agravo de transtornos mentais ou comportamentais”, alertou Elise.
Além da palestra, quem passou pelo corredor principal do Heapa se deparou com o “Mural da Gratidão”, um espaço onde cada pessoa expôs o motivo de sua gratidão, buscando mostrar as coisas boas da vida e incentivar outras pessoas a criarem o hábito de agradecerem, melhorando cada vez mais sua autoestima. “O objetivo é fazer com que as pessoas lembrem-se dos momentos bons e que isso possa servir como motivação para vencerem os obstáculos do dia a dia, pois a vida de cada é muito importante”, disse a ouvidora do Heapa, Monise Fernandes.
Cuca Legal – Para reforçar o time de cuidados mentais do Heapa, a enfermeira do Trabalho Fernanda Aguiar, do Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Heapa, anunciou que o programa “Cuca Legal”, que oferece apoio e acompanhamento psicológico aos trabalhadores, será reformulado e vai contar com a contratação de mais uma psicóloga exclusivamente para os trabalhadores. “O cuidado com a saúde mental é um direito fundamental de todo trabalhador. Então, esse será mais um importante aliado para lutar pelo que já temos direito, reforçando o compromisso em promover ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores”, relatou a enfermeira.
Texto e fotos: Jornalista Yasmine de Paiva Eliel