Noticia

HEMNSL encerra mais uma edição do curso Gestar Vidas

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) encerrou hoje, 27 de abril, a 111ª turma do curso “Gestar Vidas”, que ajuda futuras mamães a esclarecerem as principais dúvidas que surgem durante a gestação, proporcionando assim uma gravidez tranquila. O grupo é organizado pelo Serviço Social, Psicologia e Capelania Hospitalar da unidade, com parceria dos demais setores administrativos, assistenciais e parceiros externos.

Ao longo dos encontros semanais, as gestantes adquiriram conhecimento e compartilharam experiências, por meio de palestras e rodas de conversas. Com sensibilidade e humanismo, as mães foram acolhidas pelos profissionais do HEMNSL que se dedicaram para estar presentes nos 11 encontros. “Cada palestra foi essencial para o nosso aprendizado, nos fazendo sentir privilegiadas. Eu tenho certeza que, assim como eu, todas as mães estão felizes por terem participado de cada encontro. Sou mãe de primeira viagem e saio daqui mais tranquila e maravilhada com o trabalho da Maternidade”, disse Sandra Rodrigues, gestante de sete meses da Micaella, eleita como porta-voz das participantes.

A coordenadora do Serviço Social, Lourdes Maria, aproveitou a presença das 14 mães para falar sobre as novas regras para a laqueadura, que permite a realização do procedimento a partir dos 21 anos e não ter mais a necessidade do consentimento do cônjuge para que a cirurgia seja realizada. “Ter essa autonomia é um direito da mulher e um avanço na legislação do Planejamento Familiar, pois tem um impacto positivo na saúde feminina, já que a laqueadura pode ser feita ainda durante o parto”, explicou a assistente social.

As participantes do curso foram presenteadas, tradicionalmente, com um kit de enxoval doado pelo grupo de voluntárias “Mãos Generosas”, captadas pelo capelão Rafael Magul. “Nós somos uma família aqui, pois trabalhamos com amor e temos bom coração. Com fé e esperança, acreditamos que esses momentos ajudaram bastante não só no conhecimento de vocês, mas também na qualidade de vida de cada uma”, frisou o padre.

Deixe um comentário