HEMU, HEAPA E HEMNSL Palestra sobre Governança Clinica
O Instituto de Gestão e Humanização (IGH), por meio do setor de Qualidade, promoveu, na manhã do dia 13 de abril, uma palestra sobre “Governança Clínica”, ministrada pelo diretor técnico do IGH, Dr. Gustavo Guimarães. Gestores, coordenadores e colaboradores do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), do Hospital Estadual da Mulher (Hemu), e do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL). Também participaram do evento técnico os profissionais do Escritório Regional do IGH, em Goiânia, que tiveram a oportunidade de compartilhar vivências sobre o assunto. O evento aconteceu no auditório do Heapa e reuniu cerca de 50 profissionais.
O diretor técnico do IGH começou a palestra estabelecendo a diferença entre Governança Corporativa e Governança Clínica, explicando que “enquanto a primeira assegura a sustentabilidade da organização hospitalar, capacitando recursos humanos para a resolução dos problemas de saúde com mais eficácia; a segunda, estabelece relações e responsabilidades, garantindo uma ligação adequada entre pacientes e corpos clínico, diretivo e executivo”. Com gerenciamento de riscos, efetividade e eficiência clínica, responsabilidade e transparência, auditoria clínica, comunicação assistencial, pesquisa e desenvolvimento, educação e treinamento, é possível gerar um grande movimento de proteção ao paciente em busca das melhores práticas.
O assunto Governança Clínica é defendido dentro do IGH, visto que é uma forma de assegurar que todos os atores envolvidos, desde o braço administrativo até a equipe de frente do hospital, sejam responsáveis perante a sociedade. “A nossa Governança Clínica vem da arte de criar valor na prática clínica diária, correndo atrás de melhorias contínuas, corrigindo falhas e minimizando possíveis riscos. É uma ação compartilhada, voltada para a excelência do cuidado, seguindo pensamentos estratégicos, para garantir qualidade e segurança ao paciente”, ressaltou Gustavo.
Para a coordenadora do Pronto Atendimento do Heapa, enfermeira Hilda Fernandes, a associação entre os setores administrativo e assistencial é importante, pois cada um tem sua função na integração do cuidado junto ao paciente. “É necessário estarmos juntos porque precisamos um do outro. O trabalho em equipe que foi citado durante o treinamento é isso. Não adianta eu querer um atendimento de qualidade, sem uma mão de obra qualificada, assim como eu querer um profissional atento sem ele estar 100% centrado em sua rotina hospitalar”, refletiu. Para o coordenador administrativo do HEMNSL, o administrador Geraldo Reys, a palestra “foi extremamente válida e interessante pois abordou de forma ampla, a importância de se ter uma Governança Clínica para o sistema de saúde, para a segurança assistencial e como isso impacta no cliente final”, afirmou.