Noticia

Hemu promove blitz educativa sobre a importância da doação de órgãos

Em 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Durante todo mês várias ações são realizadas em prol da doação de órgãos – campanha denominada Setembro Verde. No intuito de alertar os colaboradores sobre a importância desse gesto de amor, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promoveu, na quinta-feira (28/09), blitz educativa sobre o assunto.

Organizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o hall do 1º andar recebeu decoração especial, com balões da cor verde, símbolo da campanha. Para melhor divulgação da campanha Setembro Verde dentro da unidade, a fisioterapeuta Nathany Silva – membro da comissão criou o slogan “Para o doador é escolha, para quem recebe é vida”.

Integrantes da comissão percorreram todos os setores da unidade, orientando os colaboradores sobre a necessidade de comunicar a decisão de ser um doador aos familiares. Isso é extremamente importante devido a legislação em vigor no Brasil que estipula que a família é a responsável pela decisão final na doação de órgãos. Nenhum documento dará o direito da pessoa ser doadora. Também foram entregues informativos.

A enfermeira Fabíola Lopes já informou à sua família que é doadora. “Essa ação de conscientização é muito importante. Temos que conversar com nossa família e deixar bem claro esse desejo de ser doador e ajudar a salvar vidas”, destacou a enfermeira.

“Nessa campanha procuramos destacar a importância de ser um doador e, principalmente, de comunicar esse desejo aos familiares. Um doador de órgãos pode salvar muitas vidas e beneficiar vários receptores”, destacou a coordenadora da CIHDOTT do Hemu, a enfermeira Aparecida Marinho.

Dados de 2023

Segundo o Ministério da Saúde, de janeiro a junho de 2023, o Brasil registrou mais de 1,9 mil doadores efetivos de órgãos. Esse é um número recorde de doações, quando comparados aos números do mesmo período dos últimos dez anos, e possibilitou a realização de mais de 4,3 mil transplantes. Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), esse quantitativo representa aumento de 16% no número absoluto de transplantes de órgãos, quando comparado com o mesmo período de 2022. O Brasil também registrou mais de 6,7 mil potenciais doadores nos primeiros seis meses deste ano.

Marilane Correntino  (texto e fotos) – IGH