O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) realiza, entre os dias 23 e 25 de abril, a Semana da Pesquisa e Metodologia Científica HEMU 2024. O evento, organizado pela Seção de Ensino e Pesquisa (SEP), Comissão de Residência Médica (Coreme) e o Comitê de Ética em Pesquisa da unidade (CEP), tem como propósito principal debater os aspectos metodológicos da pesquisa científica.
A abertura do evento, pelo médico Marco Aurélio Albernaz – coordenador do CEP, ocorreu na terça-feira, dia 23, no auditório do Hemu, onde profissionais da área, residentes e interessados puderam participar de palestras e discussões sobre a importância da metodologia na produção de conteúdo científico de qualidade.
No primeiro dia do evento a programação contou com as seguintes palestras: “A importância da pesquisa nas instituições assistenciais e de ensino”, ministrada por Keyti Cristine Rezende – analista na Coordenação de Pesquisa da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO); “Metodologia Científica – tipos de estudos e seus delineamentos”, com a palestrante Flávia Silva Oliveira – doutora em enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e “Plataforma Brasil: o que é, e como utilizá-la, ministrada por Maria Bárbara Gomes – médica neonatologista e supervisora da Residência Médica em Neonatologia do Hemu.
Com um enfoque voltado para fornecer o conhecimento essencial para a realização de uma pesquisa bem fundamentada, o evento abordou as regras, métodos e técnicas mais adequadas para o desenvolvimento de trabalhos científicos. O conteúdo agradou os participantes. ” Um momento interessante para nos capacitar na introdução científica em geral. Uma iniciativa que pode aprofundar projetos capaz de gerar tanto melhoria na realização do serviço no hospital, quanto expandir esses projetos para aprimorar o serviço de saúde no geral, aqui considerando o foco em pediatria, ginecologia de obstetrícia e ultrassonografia”, pontuou o residente em pediatria Eliabe Roriz. “Achei muito interessante, uma abordagem completa e bem proveitosa para nós”, avaliou a residente Laura Rohlfs.
“O Hospital Estadual da Mulher, há anos, desde a sua existência, serve de hospital de ensino. Além da parte assistencial, ele tem uma atuação muito forte na parte de ensino e não tem como a gente pensar em ensino e não pensar em pesquisa e metodologia científica. Nós temos programas de residência médica, nós cobramos os residentes de produção científica. Então nós estamos dando condições para que os alunos, os profissionais daqui se interessem mais sobre os principais temas, os principais assuntos relacionados à pesquisa científica, a metodologia de pesquisas. Isso tem como objetivo maior capacitar os nossos alunos e os nossos profissionais para desenvolver as pesquisas na nossa instituição”, destacou o organizador do evento, Marco Aurélio.
Durante os três dias de evento, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências com especialistas renomados, contribuindo assim para o avanço e aprimoramento da pesquisa científica no âmbito da saúde, em especial na área específica do Hospital Estadual da Mulher.
Programação:
No dia 24 (quarta-feira) as palestras: “Como elaborar um Projeto de Pesquisa”, ministrada por Luiza Emylce Rosado; “Passos para realização de Pesquisa no Hemu” e “O papel do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa)”, com o palestrante Marco Aurélio Albernaz – coordenador do CEP do Hemu.
No dia 25 (quinta-feira) terá as palestras: “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – privacidade e exposição de dados na internet”, ministrada pelo Marcos Wesley de Andrade – gestor de TI; “Construção de banco de dados – Software SPSS 22.0”, com Renata Silva Lopes – enfermeira obstetra e mestre em gestão organizacional – UFG; e “Plataformas de Pesquisas bibliográficas”, com a palestrante Marinna Caetano da Silva – enfermeira obstetra e tutora da Residência de Enfermagem Obstétrica.
Marilane Correntino – (texto e fotos) – IGH