O Hospital Estadual da Mulher (Hemu), promoveu na última quarta-feira (01.03), no auditório da unidade, uma palestra voltada para os colaboradores sobre a importância de saber identificar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). O Objetivo do encontro é atualizar os colaboradores sobre essas doenças e também para estimular que se cuidem melhor, além de alertar o próximo. Mesmo sendo um assunto que é bastante debatido durante o Carnaval, os organizadores da palestra, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), acreditam que para cuidar da saúde não existe época.
A palestra que foi bastante dinâmica e interativa foi apresentada pela enfermeira e especialista em Administração Hospitalar, Nara Borges Ferreira. Ela destaca a importância da realização do encontro. “Em primeiro lugar, eu agradeço o convite e em seguida, eu costumo falar que explanar sobre as IST´s é preciso que seja feito o ano inteiro. Por mais que seja para as pessoas mais esclarecidas sempre terão dúvidas ou uma história para contar. Acredito que quanto mais falamos sobre um assunto, mais as pessoas o conhecem. Então, o autocuidado, higiene íntima, observar o corpo em busca de doenças isso é muito importante. Para que se possa prevenir agravos futuros, como por exemplo, um câncer”, alerta.
Já para a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hemu, Wanda Lopes, o evento foi de extrema importância para conscientizar os colaboradores a cuidarem melhor da saúde. “O evento foi organizado entre o NHE e a CIPA, e o objetivo era exatamente esse, o de levar informação até mesmo após o Carnaval sobre as IST´s, para que as pessoas tenham mais atenção sobre isso. O que acontece é que na maioria das vezes passa desapercebido e tomamos conhecimentos de inúmeros casos que acometem tanto pacientes quanto colaboradores e isso nos preocupam. Foi uma palestra muito animada, descontraída e com a interação de todos os colaboradores que estiveram presentes. Eu acredito que todos saem daqui mais informados e irão compartilhar com as pessoas mais próximas”, completa.