Noticia

Serviço de Nefrologia do HGRS é referência no estado da Bahia

O Serviço de  Nefrologia Referência em atendimento ao portador de Doença Renal Crônica e com maior número de leitos para internação, está inserido no maior hospital público do Norte/Nordeste, o Roberto Santos (HGRS). No ano de 2005 foi iniciado o serviço de nefrologia – DIÁLISE- no Hospital Geral Roberto Santos e a partir de maio de 2014, o Instituto de Gestão e Humanização, através de processo licitatório, ficou responsável pela gestão do serviço.

Entre as atividades que o setor desempenha, atualmente, está gestão do pré e pós transplante de rim. A atividade do setor é referência para pacientes renais crônicos em pediatria, além de dispor da melhor tecnologia para terapia renal substitutiva.  O referido serviço de Terapia Renal Substitutiva (TRS) assim como o próprio hospital, é o maior equipamento público do norte – nordeste do Brasil.  Atualmente, dispõe de 43 máquinas de hemodiálise, sendo 33 máquinas para adultos e 10 máquinas para pediatria. Acrescenta-se as Diálises Peritoniais Ambulatoriais continuas e Diálises Peritoniais Intermitentes.

A NEFROPEDIATRIA , em especial, a HEMODIÁLISE PEDIÁTRICA, totalmente pública, é exclusiva no HGRS / IGH. A ala possui a melhor tecnologia para terapia renal substitutiva  e a capacidade instalada oferta um total de vagas para atender 24 crianças. A equipe assistencial é bastante diferenciada e o serviço absorve 80% dos profissionais médicos habilitados, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogos e assistentes sociais.

Em média, são realizadas 3.700 sessões de hemodiálise, incluindo pacientes agudos,  em todo serviço. Para a nefropediatria, atualmente estão cadastrados 19 pacientes, sendo que 5 desses foram trasplantados entre os meses de fevereiro e março de 2023,  e 14  deles estão em diálise. 

Com intuito de ampliar e oferecer uma atenção especial ao paciente infantil, portador de doença renal, ainda temos o ambulatório Pediatrico que atende ao pré transplante e assiste pacientes externos.

Deixe um comentário