A higiene das mãos é a medida comprovadamente mais eficaz para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato pode reduzir em até 40% a incidência de infecções e doenças. Por isso, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), desenvolveu, nos dias 30 e 31 de maio, algumas ações no intuito de conscientizar os colaboradores sobre a higienização correta das mãos.
A programação, alusiva ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, que foi instituído pela Organização Mundial da Saúde no dia 5 de maio, contou com atividades lúdicas e educativas. Um painel alertando que o cuidado seguro está nas mãos, foi colocado, estrategicamente, no corredor da unidade, para que todos pudessem interagir. Também foi disponibilizada uma televisão com apresentação de vídeos curtos sobre a importância da higienização das mãos. Equipes do SCIH e NSP fizeram blitz educativa em cada setor do Heapa mobilizando os profissionais e repassando os passos de uma lavagem correta das mãos. Houve entrega de mimos e sorteio de brindes.
“Nossa intenção é sensibilizar os colaboradores do hospital para fortalecer o protocolo de higienização das mãos, garantindo a sua saúde e segurança ocupacional e a segurança dos pacientes”, afirmou a coordenadora do SCIH Andreia Andrade. “Alertamos para que todos possam aderir a prática de higienização das mãos, pois esse simples ato pode salvar vidas, evitando a transmissão de doenças”, pontuou a coordenadora do NSP Renatha Rodrigues.
Mesmo sendo um assunto debatido constantemente, os colaboradores gostaram do diferencial utilizado na abordagem. “Importante esse reforço da higienização adequada das mãos. A utilização do lúdico é fundamental para conhecer, aprender, relembrar e se comprometer com o controle das infecções hospitalares”, destacou a enfermeira Tânia Cristina. “Achei muito bom! Sempre é válido adquirir e complementar nossos conhecimentos para garantir a qualidade na assistência”, finalizou a técnica de enfermagem Júlia Silva.
A higiene das mãos pode ser realizada com preparação alcoólica 70% ou com água e sabão, sendo essencial para reduzir a transmissão de micro-organismos causadores de infecções.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH