Noticia

HEMNSL empossa novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) empossou, na quinta-feira (5 de outubro), os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade, gestão 2023/2024.

Ao todo, 18 novos integrantes – nove decididos por meio de votação e nove indicados pela diretoria – receberam o certificado de posse e passam a compor a Cipa, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

No cargo de presidente da Comissão, a indicada foi a coordenadora administrativa Katsuya Fujioka. “Quero poder fazer a diferença e desempenhar bem esta missão, com o apoio, trabalho e dedicação de toda a equipe da Comissão”, ressaltou a presidente da Cipa. A vice-presidência ficou com a enfermeira Alessandra Albuquerque, eleita com maior número de votos. “Recebi com muita emoção esse resultado maravilhoso. Com a mente focada em melhorias para nossa unidade e colaboradores, estarei empenhada em minhas atribuições”, destacou Alessandra.

Cipeiros recebem treinamento

Antes de serem empossados, os membros da comissão passaram por um treinamento, conforme exigido pela  Norma Regulamentadora (NR5). Nos dias 4 e 5 de outubro, os novos cipeiros participaram de capacitações, com uma carga horária total de 20h, para uma formação adequada.

Os técnicos de segurança dotrabalho Sônia Lima Teixeira e Cleudesio Mamedio promoveram treinamentos, com a participação de outros profissionais da unidade, com o objetivo de orientar os novos cipeiros sobre os possíveis riscos para a saúde do colaborador e sobre a segurança dos frequentadores do hospital.

“Na capacitação, os cipeiros receberam explicações sobre as suas atribuições. Foram tratados  assuntos como Legislação previdenciária, a NR32 (normativa que regula os serviços de saúde), doenças ocupacionais, equipamentos de proteção individual, doenças sexualmente transmissíveis, inspeção de ambiente de trabalho, NR5, entre outros”, afirmou Sônia .

Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH

Deixe um comentário