Noticia

HEMU realiza treinamento para utilização de extintores

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) e os bombeiros civis, que atuam na unidade, realizaram um treinamento para 90 trabalhadores sobre combate a princípios de incêndio. A capacitação ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro (quarta e quinta-feira), no estacionamento do hospital.

A ação, coordenada pelos técnicos de segurança do trabalho do hospital Maria de Lourdes Souza, Roberto José Jr e Júnior César, foi voltada para os colaboradores dos setores de Nutrição, Higienização e Lavanderia. O treinamento, realizado em dois dias e dividido em seis turmas, teve como objetivo  capacitar esses profissionais para manusear os equipamentos de combate a princípio de incêndio.

O treinamento prático foi realizado pelos bombeiros civis da unidade.  Foram apresentadas e explicadas as classes do fogo A, B, C, todas as partes componentes do extintor e os tipos de extintores existentes água pressurizada, PQS, CO². Também foi falado sobre o peso do extintor, o calor, o acionamento correto do gatilho da unidade extintora, tempo de extinção e distância e posicionamento que a pessoa deve ter, bem como as corretas decisões a serem tomadas, em caso de emergência. “Os incêndios são classificados em classes, dependendo do tipo de material. As características de queima de cada material, exigem tipos diferentes de  extintores. Por isso, é muito importante que as pessoas saibam identificar a substância que está sendo queimada, para usar o extintor certo”, afirmou o bombeiro civil Fabrício Melo.

 O estoquista Márcio Vinícius participou do treinamento e se surpreendeu com o peso do extintor de  CO². Ele é mais pesado devido ao cilindro mais grosso que é para suportar a pressão interna que é muito grande. “Foi um aprendizado a mais. Muito importante sabermos qual extintor usar caso haja um incêndio”, analisou o estoquista. “Achei bem interessante. Nunca tinha participado e gostei de saber como funciona. Com as orientações recebidas, saberemos como agir”, pontuou o auxiliar operacional Kayky de Moura. “Devido ao preparo de grande quantidade de alimentos e a utilização de materiais como óleo, o uso de gás, a cozinha está propensa a incêndios. Portanto, é necessário que toda equipe esteja capacitada para saber como agir, de forma rápida e eficaz para a condução de eventualidades”, destacou a analista de contratos da Nutrição Fernanda Garcia.

O fogo tem a capacidade de se alastrar com muita rapidez. Por isso, é imprescindível que o seu controle seja feito de forma adequada, Segundo o técnico de segurança do trabalho Roberto José Jr., nos dois dias foram fornecidas orientações teóricas e práticas para que o colaborador possa tomar as providências necessárias caso ocorra um princípio de incêndio. “Existem vários tamanhos e tipos de extintor, com funções específicas para apagar diferentes tipos de incêndio. É necessário que nossos colegas tenham esse treinamento, para saber que tipo de extintor usar, garantindo a segurança de todos na unidade”, pontuou Roberto.

Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH

Deixe um comentário