Noticia

HEMNSL promove ações alusivas à campanha de prevenção ao câncer de mama

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu, na quinta-feira (19/10), palestra sobre prevenção ao câncer  de mama. A atividade faz parte das ações da campanha Outubro Rosa, desencadeada pela comissão de humanização da unidade. A fachada do Hospital recebeu iluminação na cor rosa – símbolo da campanha, que permanecerá durante todo o mês.

O auditório ficou lotado para ouvir a palestrante Márcia Veloso – psicóloga do CORA – Centro Avançado de Diagnóstico da Mama, ligada à Associação de Portadores de Câncer de Mama (Apcam). A profissional orientou os colaboradores sobre como se forma o câncer; fatores de risco; mitos e verdades; leis que garante o direito da pessoa a ser cuidada; orientações sobre o autoexame; e a importância da mamografia para diagnóstico precoce e maior chance de cura. “Temos que conscientizar cada vez mais as mulheres da importância de realizar os exames regularmente”, destacou a psicóloga.

Também foi montada uma exposição de fotos de mulheres que enfrentaram a doença, e decidiram compartilhar suas histórias, por meio de textos com depoimentos. Todos que passam pela recepção dão uma olhada na mostra de fotos com depoimentos.

“Eu gostei bastante do evento, a exposição de mulheres que venceram o câncer foi de extremo respeito e carinho. Nos alerta da importância de nos cuidarmos e estarmos atentas a qualquer coisa diferente que aconteça com nosso corpo. Assunto que precisa sempre ser reforçado e disseminado para o maior número de pessoas”, ressaltou a colaboradora Jordana Rabelo, do Departamento Pessoal.

“É fundamental difundir informações que auxiliam na prevenção do câncer de mama, tanto para mulheres quanto para os homens. A prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas”, avaliou o gerente de enfermagem Renato Graciano. “Nosso intuito é propagar informações e reforçar a conscientização de todos para reduzir o índice de mortalidade relacionado ao câncer de mama”, destacou a diretora operacional Juliana Paixão.

Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH