Noticia

HEMU promove ações alusivas ao Dia das Crianças e Outubro Rosa

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, é uma data tão vibrante que não se restringe somente aos menores de idade. Pensando em avivar a memória dos adultos que buscam a unidade, os recepcionistas do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) se vestiram como crianças, nos dias 10, 11 e 12 de  outubro e distribuíram pirulitos para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A ação teve como objetivo lembrar aos adultos de manter vivo o espírito de criança em seus corações.

Aproveitando o embalo do Dia das Crianças e a campanha Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e a Gerência  Assistencial, promoveram uma blitz educativa nos setores, sobre os dois assuntos. As colaboradoras Cecília Francisca Magalhães – incorporou a personagem que fica atenta com suas mamas  e  Maria Silvânia – a personagem da palhaça criança. De forma lúdica e divertida, elas  percorreram todos os setores da unidade, distribuindo guloseimas.

Enquanto Maria Silvânia parabenizava os colaboradores  e os estimulava a entrar no clima das crianças, com graça e leveza, Cecília alertava os colegas para a importância da prevenção e o diagnóstico precoce  do câncer de mama e distribuía informativos sobre a doença. “É importante que as pessoas se toquem, que façam o autoexame. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para um tratamento eficaz e a cura da doença”, alertou a auxiliar de enfermagem Cecília.

Toda a movimentação chamou atenção de todos que passaram pela unidade. “Achei interessante. Me trouxe lembranças do meu tempo de criança”, pontuou a paciente Maria de Fátima.

Os colaboradores também gostaram da blitz educativa sobre a campanha Outubro Rosa. “A conscientização é muito importante. O hospital está de parabéns por alertar seus funcionários”, avaliou  o colaborador Ruan Vasconcelos. “É importante que as mulheres se toquem, que estejam atentas ao surgimento de qualquer alteração e realizem os exames preventivos”, ressaltou a técnica de segurança do trabalho Maria de Lourdes.

Durante todo o mês de outubro, várias ações serão realizadas no Hemu para alertar pacientes, acompanhantes e colaboradores, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Marilane Correntino (texto e fotos)

Deixe um comentário