Noticia

Hemu realiza blitz educativa sobre a campanha Adorno Zero

O uso de acessórios ou adereços no ambiente hospitalar pode comprometer a saúde do paciente, caso estejam contaminados com bactérias ou vírus.

Para alertar aos colaboradores sobre o risco de infecção, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realizou na segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de outubro, a campanha educativa “Adorno Zero”.

A campanha esclareceu os profissionais sobre as determinações da Norma Regulamentadora nº 32 (NR- 32). Nada de pulseiras, brincos, anéis, alianças, relógios de pulso, colares, broches ou crachás pendurados com cordão. A NR- 32 determina de forma específica essa questão sobre a segurança e a saúde do trabalhador dos serviços de saúde.

Para conscientizar os profissionais da unidade, uma equipe formada por servidores do Sesmt e Cipa realizou  blitz educativa nos setores, de  forma lúdica e divertida, tendo a personagem de Carmen Miranda à frente da campanha.  Também foi orientado quanto ao uso de sapato fechado e sobre a questão do cabelo solto, que é proibido para os setores assistenciais (enfermagem).

“Achei bem interessante como o assunto foi abordado. É necessário que todos se conscientizem de que no ambiente de trabalho, os adornos não são necessários”, pontuou o assistente administrativo Paulo Henrique. “Foi criativo, tratou o assunto de forma leve e divertida. A Carmen Miranda chamou a atenção”, avaliou a colaboradora da UCIN, Kelly Nazário.

Segundo o engenheiro de segurança do trabalho, Marcus Vinícius Freitas, essa ação é de extrema importância. “É preciso que todos se conscientizem sobre as normas da NR-32, pois trata da segurança e da saúde do trabalhador no ambiente hospitalar”, afirma o engenheiro.

Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH

 

Deixe um comentário