Noticia

HEMU promove Café com Fé para seus colaboradores

Enfrentar os desafios diários no ambiente de trabalho, principalmente, numa unidade hospitalar, exige coragem, resiliência e equilíbrio. É preciso estar bem não apenas fisicamente e mentalmente, como também espiritualmente. Para ajudar os colaboradores a alimentar a alma, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio da Comissão de Humanização, iniciou no mês de setembro o projeto Café com Fé.

O Café com Fé é um momento para um encontro fraterno e de reflexão espiritual entre os colaboradores, independente da religião. No primeiro encontro, o missionário Gabriel Ribeiro foi convidado para levar uma mensagem aos profissionais da unidade. Na oportunidade, o missionário ministrou a palestra “Com Jesus eu venço a ansiedade no ambiente de trabalho”. A  questão da ansiedade no local de trabalho,  além de prejudicar o desempenho das atividades, prejudica a saúde física e mental. Também teve oração e a leitura de alguns trechos bíblicos.  

Durante o encontro Gabriel reforçou sobre a importância de meditarmos na palavra de Jesus e que, ao iniciarmos o trabalho com oração, ficamos mais focados em nossa missão. “É preciso parar e ver se estamos desempenhando nossa missão e não apenas nossa função”, destacou o missionário.

Segundo o enfermeiro João Lucas Dorneles, integrante da Comissão de Humanização, a proposta do projeto é promover uma fonte de inspiração e motivação nos colaboradores da unidade, pois, a oração e a fé exercem papéis importantes para tomada de decisões. “Nossa unidade preza pelos princípios da humanização. Isso também inclui o lado espiritual, visto que a palavra de Deus traz conforto, ânimo e melhor disposição para superar as dificuldades e exercer nossa missão de forma mais assertiva”, salientou João Lucas, que pretende realizar o Café com Fé, mensalmente.

O novo projeto agradou os colaboradores. “Me senti renovada, fortalecida. Nós, profissionais da saúde, temos que estar equilibrados para conseguirmos lidar com situações adversas. A oração tem um poder maravilhoso”, pontuou a colaboradora Jeneffer Silva. “Achei muito bom esse momento de acolhimento e incentivo, por meio da palavra de Deus. No encontro tinha pessoas de várias religiões e até mesmo sem religião, mas que se uniram para refletir e ter essa fonte de recarregar as energias emocionais”, avaliou a colaboradora Luciana Louzada.

Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH

Deixe um comentário