HEMU conscientiza seus colaboradores sobre o Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre o suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 8º lugar entre os países com maiores índices de suicídio. Para alertar sobre essa situação preocupante, reduzir o estigma associado à saúde mental e reforçar sobre a prevenção do autoextermínio, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promoveu, na segunda e quarta-feira (18 e 20/09), palestras sobre o assunto.
Organizado pela comissão de humanização, o auditório recebeu decoração especial, com predominância da cor amarela, símbolo da campanha. A palestra “Prevenção e Saúde Mental” foi ministrada, na segunda-feira, pelo psicólogo Jorge Monteiro – fundador e presidente do Instituto Olhos da Alma Sã e coordenador da campanha “Pela Vida”, que ajuda pessoas em situações de vulnerabilidade emocional, inclusive com enfoque cultural.
Na quarta-feira a palestrante foi a psicóloga e escritora Karla Cerávolo – da Rede Umbiguinho. Com a palestra “Escolha Viver: Encontrando caminhos que sustentam nossa esperança”, a psicóloga falou da importância das pessoas terem um momento para si, para cuidar da saúde mental e recarregar a bateria. Karla explicou que é fundamental que as pessoas se percebam para poder perceber o outro. Foi mostrado o vídeo “O Começo da Vida”. Karla também falou dos números assustadores de suicídios.
De acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho de 2023, o número de suicídios no Brasil aumentou 11,8% em 2022, comparado com 2021. Em 2022, foram 16.262 registros, enquanto que em 2021 foram registrados 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve oito suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021.
O lema da campanha deste ano é “Se precisar, peça ajuda!” Portanto é extremamente importante falar sobre o assunto, para que as pessoas que estejam passando por uma situação difícil e delicada, não tenham medo de pedir ajuda.
“Amei a forma com que foi abordado um assunto tão delicado. Achei as palavras do palestrante simples e concisas”, pontuou a colaboradora Samara Oliveira.
Uma árvore com frases motivacionais foi montada no corredor da recepção da unidade, que podem ser lidas pelas pessoas que passam pelo local, no intuito de dar esperança e promover autoconfiança. A recepcionista Elaine Pereira aprovou a iniciativa. “Desde que a árvore foi montada, faço questão de sempre ler uma frase. Me incentiva a não desistir dos meus sonhos”, disse a recepcionista. A árvore ficará no local até ao final do mês da campanha Setembro Amarelo.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH