Noticia

Saúde Mental fecha programação especial no HEAPA

Após 10 dias intensos e recheados de atividades, o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) encerrou no dia 22 de setembro (sexta-feira), a primeira edição da “Semana da Saúde”, com palestra sobre “Prevenção ao Suicídio: Estratégias e Recursos”, ministrada pela psicóloga convidada, Karem Nacostielle. O Heapa reforça o apoio à campanha do “Setembro Amarelo”, que tem como tema esse ano “Se precisar, peça ajuda!”.

Segundo Karem, é preciso compreender quais são os fatores de risco e sinais de alertas que envolvem o suicídio. “Precisamos também aprender as principais estratégias de prevenção à essa prática, desmistificando mitos e buscando meios que ajudem a entender que a vida sempre vai ser a melhor escolha. A informação é primordial para que tragédias possam ser evitadas”, disse a profissional. 

Por outro lado, o autoconhecimento, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma dieta saudável, sono bem regulado, ter momentos de lazer e buscar apoio profissional também são importantes aliados. “Nós temos vivido num tempo que somos cobrados e exigidos demais, momentos que lembramos que somos humanos. É muito bom saber que Aparecida de Goiânia possui muitos pontos de atendimentos psicológicos e acessíveis nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps)”, disse a assistente de Recursos Humanos, Érika Oliveira.

Balanço – Com início no dia 12 de setembro, a “Semana da Saúde” reuniu aproximadamente 400 pessoas durante suas atividades, envolvendo ações sobre doação de órgãos, segurança do paciente, segurança virtual e prevenção ao suicídio; além da “Feira da Saúde”, que contou com o ônibus do Hemocentro, que recebeu doações de sangue e com serviços de vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre segurança do trabalho e espaços de elogios e autocuidado.

A primeira edição de várias ações multiprofissionais foi muito bem elogiada e recebida por todos. “Nós tivemos pouco tempo para organizar tudo e ainda assim conseguimos elaborar algo bom e grandioso como foi, com a união de muita gente. Todos os eventos foram pensados com muito carinho. Ano que vem, vamos nos preparar para fazer algo maior e melhor”, explicou uma das organizadoras, Tânia Souza, do setor de Educação Continuada.

Deixe um comentário