Noticia

HEMU e HEMNSL celebram o Dia Mundial de Segurança do Paciente

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema da campanha Setembro Laranja de 2023  é “Engajamento de pacientes pela segurança dos pacientes” e o slogan “Vamos fazer ouvir a voz dos pacientes”. A OMS estima que um em cada dez pacientes possa ser vítima de erros ou eventos adversos durante atendimento de saúde, sendo que a maior parte dessas ocorrências  pode ser evitada.

Para lembrar a data, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) e o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), realizou várias ações nas unidades, com o objetivo de compartilhar dados importantes sobre as metas internacionais de segurança do paciente. Foram dois dias de evento, que iniciou as comemorações, na terça-feira (19/09), com a palestra “Qualidade e segurança assistencial em Centro Cirúrgico”, ministrada pela enfermeira Cassiane Prates, e seguiu, na quarta-feira (20/09), com as gamificações e interações junto aos colaboradores e pacientes.

No Hemu, os colaboradores e pacientes tiveram uma tarde educativa, divertida, animada e com prêmios. No hall do 1º andar, com decoração em tons laranja, foram realizadas atividades lúdicas, como: Quiz – com perguntas e respostas; roleta e caixa misteriosa. Todas com perguntas relacionadas às seis metas de Segurança do Paciente. Já no HEMNSL, além de jogos relacionados com o tema, a equipe do NQSP fez um jornal televisivo com entrevistas dos pacientes.

“É uma data que nós reforçamos a importância sobre o cuidado centrado no paciente e incentivamos de forma sistêmica tanto os colaboradores como os pacientes sobre como evitar os possíveis danos causados durante o cuidado. O NQSP das duas unidades tem realizado constantemente campanhas, visitas técnicas, treinamento e gamificação sobre os protocolos de segurança, envolvendo também os pacientes, para juntos promovermos uma assistência mais segura e de qualidade”, destacou agerente de Qualidade Corporativa do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) em Goiás, Michele Silveira.

Satisfação de colaboradores e pacientes

As atividades agradaram colaboradores e pacientes. “Eu aposto muito nos eventos que envolvem as equipes e pacientes, deles nós profissionais vivenciamos com o quiz de perguntas e respostas, a importância para as práticas seguras no dia-a-dia, e ainda oferecemos aos nossos pacientes a oportunidade de conhecerem a fundo o qual importante é a segurança do paciente”, pontuou o enfermeiro do Hemu João Lucas Dorneles. “Achei bom participar dessa ação. Estou atenta quanto a minha segurança e pergunto sobre os medicamentos, o que é, para que serve. Assim também ajudamos os profissionais da saúde”, disse a paciente Pâmela Santos, que está internada no Hemu.

“Através do lúdico buscamos aumentar a participação dos pacientes. Conscientizando sobre a importância da segurança do paciente”, destacou a enfermeira do NSP da Maternidade Brenda Castilho. “Tenho total segurança nessa maternidade. Os profissionais perguntam tudo se temos alergia a algum medicamento entre outras. Somos muito bem cuidadas e orientadas”, avaliou a puérpera Jorgeana Neves, que ganhou seu bebê no HEMNSL.

Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH