Noticia

HEMU realiza mais um parto de gêmeas siamesas

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), referência em casos de média e alta complexidade em obstetrícia e neonatologia, realizou, no dia 11 de outubro, mais um parto de gêmeas siamesas. Kátia Márcia Cardoso, de 36 anos, vinda de Parauapebas – Pará, passou por uma cesariana no período da manhã. A cesariana durou cerca de 1h30 minutos.

O parto foi assistido por uma equipe multidisciplinar. A equipe de obstetras contou com quatro profissionais, liderados pela médica Silvia Aguiar, experiente em partos de gêmeos conjugados. Mesmo com toda experiência, a médica diz que ainda sente uma inquietação.  “Quando você entra para o centro cirúrgico gera uma ansiedade enorme. Uma coisa é ver as imagens do útero da paciente no ultrassom, outra é na hora que você realiza a cirurgia”.

Segundo a obstetra, esse foi o parto mais complexo que ela fez. “A placenta estava recobrindo o colo do útero e o receio era dela não se soltar. Mas, com muito cuidado, conseguimos fazer a soltura. Nossa preocupação era manter o útero da paciente contraído. Para isso fizemos uma sutura de B-lynch, para controlar a hemorragia pós-parto. Foi bem complicado, mas o desfecho foi muito bom. Ficamos muito felizes”, disse Silvia, ressaltando que foi realizada uma cesariana pfannenstiel – corte longitudinal e tradicional.

As irmãs Lara e Larissa nasceram com pouco mais de 34 semanas, unidas pelo tórax, abdômen e bacia. Juntas, elas pesaram 3.600 kg. Após o nascimento, as bebês foram encaminhadas para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).

Alta materna

A mãe Kátia Márcia recebeu alta hospitalar na última segunda-feira (16/10). As gêmeas Lara e Larissa seguem internadas na UTI Neonatal, recebendo todos os cuidados necessários. O estado de saúde delas  é estável e estão utilizando suporte respiratório, sem previsão de alta. 

Kátia se sente agradecida pelo atendimento recebido. “Foi uma decisão bem assertiva em ter vindo para Goiânia. Fui muito bem recebida pelos médicos, enfermeiros e toda a equipe. Estava com medo mas, aqui no hospital, eu senti confiança nos médicos. São especialistas nessa área e deu tudo certo. Estou muito feliz e agradecida a Deus e a vocês. Agora é torcer para uma boa recuperação das minhas filhas Lara e Larissa.

 História

Kátia Márcia Cardoso – natural de Mato Grosso, é casada e tem uma filha de seis anos. Ela saiu do município de Parauapebas – Pará e chegou em Goiânia, em 16 de setembro, com 31 semanas de sua segunda gravidez, para fazer o acompanhamento com  a equipe  obstétrica do Hemu e com o  cirurgião pediátrico Zacharias Calil, especialista em casos de gêmeos siameses e pioneiro no procedimento de separação de siameses em Goiás,.

Ao descobrir que estava grávida de gêmeos siameses, Kátia pensou em ir para São Paulo, mas, ao pesquisar e pedir ajuda de referências para seu caso, ficou sabendo que Goiás é referência para partos e separação de gêmeos conjugados e que o Dr. Zacharias Calil, já fez várias separações com sucesso. Ela entrou em contato com o cirurgião pediátrico, e conseguiu vir  para Goiânia, se hospedando na casa de apoio da   Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Desde então, Kátia passou por várias consultas e realizou uma série de exames, no Hemu, no intuito de verificar as condições das meninas, por onde eram unidas e o que compartilhavam. Após todos esses procedimentos, a equipe de obstetra, pediatra, cardiologista pediatra e anestesiologista do Hemu, junto com o médico Zacharias Calil, se reuniram e marcaram o parto, que ocorreu no dia 11 de outubro. 

Marilane Correntino  (texto e fotos) – IGH

Deixe um comentário