Noticia

IGH aborda saúde emocional em Congresso de Saúde Suplementar na Feira Hospitalar 2023

O IGH – Instituto de Saúde e Humanização participou do Congresso de Saúde Suplementar – ‘Saúde Mental: a ponta do iceberg’ nesta quinta-feira (25), em São Paulo. O evento buscou quebrar os estigmas em relação à saúde mental para reforçar a necessidade de uma assistência qualificada e acessível em qualquer nível de atenção à Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde emocional como: “Um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade”.

Com o tema “Promoção, prevenção, diagnóstico e cuidados paliativos”, o diretor assistencial corporativo do IGH, Gustavo Guimarães, palestrou sobre o papel de toda a estrutura da unidade de saúde para promover estratégias de cuidado com o paciente desse perfil.

“O acolhimento e escuta sensível com o paciente na unidade de saúde, desde o profissional da ponta até chegar ao especialista, são os diferenciais para que esse usuário se sinta estimulado em se cuidar. Todo apoio é fundamental para quem busca o serviço como apoio para enfrentar seu diagnóstico, especialmente, para livrar das sensações de medo e insegurança, portanto, um protocolo de atendimento deve ser muito bem empregado nessas situações para uma resolutividade breve do quadro do paciente. E esse é o nosso propósito, prover um cuidado integral e individualizado, entendendo que cada paciente é único e vive em um contexto específico. A partir daí, buscamos diminuir as comodidades e melhorar a qualidade de vida.”, explica Guimarães.

Na oportunidade, também estiveram presentes o Diretor Administrativo Corporativo, Sigevaldo Santana e Laryssa Santa Cruz, diretora geral do Hospital Estadual da Mulher (HEMU), em Goiás.

O IGH atua há 12 anos no Sistema Único de Saúde (SUS) com operação de unidades públicas em todo o país.

Deixe um comentário