HEMU promove blitz educativa em apoio à Campanha Setembro Verde

Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU), por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), realizou no dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos, uma série de atividades com o objetivo de conscientizar colaboradores sobre a importância do tema. A ação integra as iniciativas do Setembro Verde, mês dedicado à doação de órgãos, instituído pela Lei Nº 15.463.
Com o tema deste ano definido pelo Ministério da Saúde, “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, a campanha busca encorajar as pessoas a discutirem com suas famílias sobre a doação de órgãos, desmistificando o assunto e ressaltando a importância do diálogo prévio. No Brasil, mais de 43,7 mil pessoas aguardam por um transplante, o que reforça a urgência de ações voltadas para esse tema.
No HEMU, a CIHDOTT organizou uma blitz educativa pelos diversos setores da unidade, distribuindo informativos e orientando sobre os principais pontos da doação de órgãos e tecidos. A ação também contou com a montagem de um laço de balões verdes – símbolo da campanha – em um local de destaque, além da iluminação especial da fachada do hospital, que ficou verde durante todo o mês de setembro.
A mobilização buscou, acima de tudo, despertar nos colaboradores e na comunidade a reflexão sobre a importância de dizer “sim” à doação de órgãos, além de encorajar as pessoas a manifestarem suas intenções em vida. “Sabemos que muitas vezes as famílias se veem em um momento de grande dor e precisam tomar decisões difíceis. Nosso objetivo é que esse diálogo aconteça antes, de forma aberta e consciente, facilitando o processo de doação”, afirmou a coordenadora da CIHDOTT, enfermeira Aparecida Marinho.
Marilane Correntino (texto) – IGH