O IGH aprimora constantemente a sua gestão e atividades que assegura sua atuação em conformidade com as leis, normativos dos órgãos reguladores e de contratantes, e com regulamentos internos.

Monitoramos continuamente nossos profissionais e transações de forma a prevenir, detectar e corrigir qualquer situação que exponha o IGH a riscos de Compliance, conforme as melhores práticas e definições contidas na Lei nº 12.846/2013 e no Decreto nº 8.420/2015 relacionados a ações anticorrupção e a um Programa de Integridade efetivo.

A seguir, estão descritas as funções, ferramentas e metodologias que o IGH utiliza no seu Programa de Integridade.

Avaliação de Riscos de Integridade

O compromisso íntegro do IGH em fazer negócios com honestidade significa evitar a prática de corrupção de qualquer forma, exigindo o cumprimento das leis anticorrupção por todos os seus profissionais.

São mapeados os riscos de Integridade relacionados às operações, estabelecendo uma estrutura de controles mitigatórios, de forma a prevenir e detectar eventuais desvio de conduta.

Manual de Ética e Conduta

O IGH definiu no Manual de Ética e Conduta regras e expectativas de condutas dos colaboradores nas interações internas e externas. Cada colaborador do IGH possui o seu exemplar e recebeu treinamento sobre o seu conteúdo e sobre os aspectos envolvidos quanto à conduta esperada.

Canal de Ética e Conduta

Foram disponibilizados a todos os públicos que se relacionam com o IGH meios de comunicação para o registro de relatos relacionados a descumprimentos do Manual de Ética e Conduta do IGH, de legislações, e de normas internas e de Contratantes.

O Canal de Ética e Conduta do IGH é operado por uma empresa externa especializada e está disponível 24h horas por dia, durante 7 dias na semana. Este serviço é composto por três meios:

Política Anticorrupção

A Política Anticorrupção do IGH estabelece regras internas para a prevenção e remediação de possíveis atos de corrupção contra a administração pública. Ela também consolida as diretrizes que posicionam o IGH contrário a qualquer forma de pagamento indevido, inclusive doações políticas.

Avaliação de Terceiros

O IGH conduz suas atividades segundo os mais altos padrões de ética e integridade. Todos os colaboradores que vierem a realizar qualquer contratação devem fazer com terceiros íntegros, honestos e qualificados, e devem seguir os procedimentos de contratação, incluindo a Due Diligence do terceiro, antes de contratá-lo.

Manual para Fornecedores e Prestadores de Serviços

O Manual para Fornecedores e Prestadores de Serviços estabelece procedimentos e critérios a serem seguidos visando orientar todos os fornecedores e prestadores de serviços que desejam ser ou que já fazem parte do cadastro de fornecedores ativos do IGH, habilitando-o a participar dos processos de aquisição de bens e serviços, bem como dando orientações gerais e definindo a conduta esperada.

Auditoria interna e Investigações

O IGH possui um setor de Auditoria Interna focada em garantir de forma proativa a eficácia dos processos de governança, a gestão de riscos e os controles internos do IGH. Anualmente é elaborado um planejamento das áreas e transações que deverão ser priorizadas nas auditorias nos 12 meses à frente.

A Auditoria Interna também auxilia a Administração e o Comitê de Ética e Conduta do IGH em investigações dos relatos registrados no Canal de Ética e Conduta.

Medidas Disciplinares

O IGH possui um Comitê de Ética e Conduta, que tem autonomia e autoridade para adotar as medidas necessárias à implementação e manutenção do Programa de Integridade do IGH.

Os relatos recebidos no Canal de Ética e Conduta, assim como qualquer desvio de conduta identificado pela gestão do IGH são analisados e investigados pelo Comitê de Ética e Conduta, que defini as ações remediadoras e medidas disciplinares aos envolvidos.

A forma de atuação do Comitê está definida em um Regimento Interno do Comitê de Ética e Conduta do IGH, aprovado pelo Conselho de Administração do IGH.