Cerca de 315 servidores estão aptos a votar nos 13 candidatos que concorrem a uma das nove vagas para cipeiro
Seguindo a norma regulamentadora NR 05 do Ministério do Trabalho e Emprego, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) iniciou nesta segunda-feira, dia 11, e se estenderá até dia 18 de setembro, das 8h às 20h, a eleição dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para gestão 2023/2024. Cerca de 315 servidores estão aptos a votar nos 13 candidatos que concorrem a nove vagas para cipeiro.
O processo eleitoral foi organizado pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). A urna para a eleição foi colocada no auditório da unidade e os técnicos de segurança do trabalho Sônia Lima Teixeira e Cleudesio Mamedio, estão responsáveis pelo bom funcionamento das eleições.
A comissão paritária é constituída por representantes dos empregados, por meio da eleição, e dos empregadores, designados pelo empregador. A CIPA tem como objetivo formar uma parceria entre funcionários e empresa para que de uma forma dinâmica e funcional possa haver um diálogo para a conscientização da prevenção de acidentes e promoção da saúde no ambiente laboral. Dentre as funções da CIPA está a preservação da integridade física dos funcionários através de ações que minimizem situações de riscos de acidentes e doenças no trabalho.
Os profissionais da unidade estão cientes da importância de escolher bem seus representantes. “Fiz questão de votar e escolher uma pessoa boa para desenvolver atividades que promovam a saúde e o bem-estar dos trabalhadores aqui da maternidade”, disse a assistente administrativo Kaylane Vitória Carneiro.
“Acho muito importante votar para manter o bom funcionamento dentro da unidade. O objetivo da Cipa é ter o controle das situações de risco e garantir a segurança do trabalhador”, avaliou o infectologista obstetra Wilson Arantes. “A Cipa é ótima para o desenvolvimento dos colaboradores na prevenção de acidentes, para promover ações e reforçar o cumprimento das normas regulamentadoras”, pontuou a enfermeira Brenda Castilho.
O resultado da eleição dos novos cipeiros deverá ser divulgado no próximo dia 20 de setembro.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH