Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro e em 20 de maio o Dia do Técnico em Enfermagem. Entre os dias 12 a 20 de maio, é celebrada anualmente a Semana da Enfermagem. Para homenagear os profissionais da categoria, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), por meio da Gerência de Enfermagem, promoveu uma extensa programação. Durante essa semana, teve palestras, treinamento, atividades interativas – pelo Enfer Fone, momentos de cuidados com a beleza, além de sorteio de brindes. “Na maternidade, temos 150 profissionais de Enfermagem, que cuidam de pessoas, prestando assistência e garantindo o bem-estar dos pacientes. Temos que comemorar e agradecer a força e a importância desses profissionais no hospital”, afirmou o gerente da Enfermagem Renato Graciano.
Abrindo a semana, os profissionais participaram de treinamento sobre classificação de risco obstétrico (on-line). Na quinta-feira (11/05), as integrantes da Comissão de Saúde Mental do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Moana Salviano e Lidiane Contart, levaram o psicólogo Pedro Paulo da Cunha para falar sobre o cuidado emocional. Antes, foi passado um vídeo com a programação da Semana de Enfermagem do Conselho. Pedro Paulo falou da sensibilização sobre a Saúde Mental, ansiedade e o autossuporte. “O profissional de enfermagem vive uma luta diária para salvar vidas. O estresse, a pressão do trabalho podem provocar problemas com o estado emocional, como ansiedade e depressão. Portanto, é fundamental que esses profissionais gerenciem sua saúde mental”, disse.
À tarde aconteceu o workshop de maquiagem com a diretora da Mary Kay, Lorena Carvalho e a consultora de beleza, Danielle Bueno. As colaboradoras puderam aprender a se maquiarem e cuidarem da pele. As consultoras mostraram o passo a passo, desde a preparação da pele, a escolha dos produtos até a aplicação da maquiagem. “Essa iniciativa foi muito boa para trabalhar nossa imagem pessoal e aumentar nossa autoestima”, destacou a enfermeira Ana Clara Guimarães, que foi a modelo no ensinamento de maquiagem. “É um momento muito importante para nós. Precisamos estar bem fisicamente, emocionalmente e com boa autoestima para cuidar do outro”, disse a estagiária técnica de enfermagem Maria Brandão.
Na sexta-feira (12/05), a enfermeira do Hap Vida, Geovanna Kristina ministrou palestra sobre Parto Humanizado. Na oportunidade, ela apresentou quadro representativo das ações humanizadas no Brasil e falou sobre a Política Nacional de Humanização (PNH). “É enriquecedor trocar experiências com outros profissionais. Mesmo as coisas que já sabemos quando vem de uma visão diferente, serve de alerta para nos atentar e melhorar”, afirmou Geovanna.
“Os deveres da equipe de enfermagem vai além do acolhimento e assistência ao paciente. Esses profissionais são responsáveis pela logística de materiais e controle de medicação, alcançando diversos parâmetros, assim como pela segurança do paciente. Somos imensamente gratos aos nossos enfermeiros e técnicos de enfermagem que cumprem tão bem seu papel dentro da unidade. Parabéns a todos!” Destacou a diretora operacional Juliana Paixão.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH