HEMNSL promove abertura do 113º Gestar Vidas em clima junino
Em clima de São Pedro, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) abriu, nesta quinta-feira (29/06), a 113ª edição do Gestar Vidas.
O curso para gestantes aborda diversos aspectos das fases da gravidez e é voltado para as mães e seus acompanhantes. A abertura contou com a presença de gestantes, da equipe multidisciplinar da unidade, além de algumas voluntárias que costumam doar enxoval e fraldas. Por ser dia de São Pedro, foi realizada uma oração e em seguida foi servido um lanche com pratos típicos.
Organizado pelo Serviço Social, Psicologia e Capelania Hospitalar da unidade, o curso para gestantes foi criado com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre gestação e nascimento e proporcionar às mulheres uma gravidez tranquila.
A coordenadora do Serviço Social, Lourdes Maria, agradeceu a participação de todos que participaram da abertura e destacou a ideia do curso. “Nossa intenção é auxiliar as gestantes em todas as questões para que estejam mais preparadas para os desafios da maternidade e para o parto”, pontuou a assistente social.
Uma das participantes dessa abertura foi a primeira-dama de Terezópolis, Cristiele de Oliveira, que também é secretária de Promoção e Assistência Social do município. “As gestantes de Terezópolis que vem pra essa maternidade elogiam demais a assistência e acolhimento recebidos aqui. Fiz questão de vir e conhecer o trabalho de excelência dessa equipe. Impressionante o carinho e cuidado que tem para com todos”, concluiu a primeira-dama.
A gestante Jorgiana Rocha, de 37 anos, está com 28 semanas de gestação e gostou da recepção. “Depois de 14 anos da minha primeira gravidez, decidi participar do grupo de gestantes. Me senti tão bem acolhida. Deu para sentir a boa energia que existe aqui”, avaliou.
Curso para gestantes
As aulas teóricas e práticas são gratuitas e totalmente presencial. Serão realizados onze encontros, às quintas-feiras, das 9 às 11 horas. A programação vai abordar os seguintes temas: alimentação; aspectos emocionais; pré-natal e planejamento familiar; tipos de parto; aleitamento materno; drogas / medicação na gestação; exercícios preparatórios para o parto; cuidados com o recém-nascido; recepção; direito da mulher e os programas sociais.
Marilane Correntino (texto) – IGH
Fotos: Assessoria do HEMNSL