Todas categorias

HEMNSL promove capacitação em Boas Práticas na Assistência ao Trabalho de Parto e Parto

Com o objetivo de aprimorar a assistência ao trabalho de parto e parto, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) vem promovendo uma série de capacitações com o tema “Boas Práticas na Assistência ao Trabalho de Parto e Parto”. Essa iniciativa, realizada nos dias 22 e 24 de julho, pelo programa de Residência de Enfermagem Obstétrica, inserida no contexto da educação continuada, serve como uma ferramenta vital para a reflexão e reestruturação das práticas assistenciais.

A capacitação foi dirigida pela preceptora Alinne de Sá e pelo residente Mateus Beltrão, que compartilharam seus conhecimentos e experiências com a equipe do centro cirúrgico. O foco central da capacitação foi o reforço das boas práticas obstétricas e neonatais, que são fundamentais para a promoção de um modelo de assistência materno-infantil mais humanizado e eficaz.

O parto é um fenômeno natural cujo objetivo é a expulsão do feto do ventre materno. A assistência ao parto normal, portanto, envolve um conjunto de medidas destinadas a auxiliar a mulher nesse processo, garantindo o bem-estar tanto da mãe quanto do recém-nascido. A adoção de boas práticas obstétricas é essencial para assegurar a qualidade da assistência, promovendo o acesso, acolhimento e resolutividade, além de estimular o protagonismo da família, especialmente no fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.

A capacitação, que terá continuidade, nesta semana, visa fortalecer a política nacional de atenção integral à saúde da mulher, focando na qualificação e humanização das ações na rede pública. “Essa ação, além de garantir os direitos ao parto e nascimento com segurança e dignidade, prevenir o trabalho de parto prolongado, reduz a mortalidade perinatal e diminui os índices de cesariana”, destacou Alinne de Sá.

Deixe um comentário