Todas categorias

HEMU realiza 1º Simpósio de Nutrição em comemoração ao Dia do Nutricionista

Antecipando as celebrações pelo Dia do Nutricionista,  comemorado em 31 de agosto, a Comissão Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promoveu, na terça-feira, dia 27, o 1º Simpósio de Nutrição da unidade. O evento, de caráter científico, destacou a importância do suporte nutricional na saúde da mulher e do neonato, debatendo estratégias para evitar e reduzir o jejum prolongado e assegurando a segurança nutricional dos pacientes.

O simpósio, que se estendeu por todo o dia, foi uma valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos entre os profissionais do Hemu e especialistas convidados. Entre os palestrantes convidados estava Marçal Pedro C. V. Junior, cirurgião geral e digestivo com especialização em nutrição clínica, que participou da mesa-redonda “Jejum e suas Implicações”. Durante sua apresentação, ele destacou a importância dos protocolos ERAS 2001, Acerto 2005, e ERAC, que propõem o jejum abreviado,  relevante para gestantes. “Foi uma experiência inovadora trocar ideias com nutricionistas, médicos, enfermeiros e toda a equipe multidisciplinar do hospital sobre esses protocolos. É algo que outras especialidades já estão adotando, e a troca de conhecimentos foi muito enriquecedora”, comentou Marçal Júnior.

Outro destaque do evento foi a participação do neonatologista Paulo Margotto, doutor em Perinatologia pelo Centro Latinoamericano de Perinatologia e Desenvolvimento Humano (CLAP), da OMS, que atua nos Hospitais Santa Lúcia Sul, Maternidade Brasília e Hospital Materno Infantil de Brasília. Margotto também contribuiu na mesa-redonda “Jejum e suas Implicações” e apresentou a palestra “Peculiaridades no Suporte Nutricional do Prematuro Extremo”, proporcionando uma visão aprofundada e prática sobre os cuidados nutricionais necessários para população vulnerável.

O 1º Simpósio de Nutrição do Hemu contou com palestrantes da nutrição, farmácia, enfermagem, do Banco de Leite Humano e dos médicos, destacando a importância da nutrição na gestão hospitalar e o empenho de toda equipe em promover a saúde e o bem-estar de suas pacientes e dos recém-nascidos.

Segundo a presidente da comissão, Bárbara Gomes, o evento foi uma chance para aprofundar discussões essenciais dentro da assistência oferecida pelo Hemu. “Nós discutimos sobre o suporte profissional e a importância dele dentro da terapêutica assistencial da nossa gestante quanto dos bebês. A equipe multiprofissional participou ativamente, e os assuntos abordados são frequentes em nossa prática no hospital. Foi uma oportunidade para que todos os profissionais pudessem expor como realizam esse processo de nutrição em suas áreas específicas. O foco foi em estratégias de redução de jejum, que é extremamente nocivo para os pacientes, e na segurança nutricional”,  afirmou Bárbara.

Deixe um comentário