A ação é uma parceria entre o Serviço Social da unidade e a Organização das Voluntárias de Goiás que tem como objetivo acolher as futuras mães em situação de vulnerabilidade social
O Hospital Estadual da Mulher (HEMU), recebeu na última quinta-feira, 05/01, da Organização das Voluntárias de Goiás, por meio do programa social Meninas de Luz, vinte kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade social que se encontram internadas no hospital. Cada kit é composto por itens básicos de primeira necessidade do recém-nascido. Contém uma banheira, fraldas, um kit de higiene pessoal com shampoo, lenços umedecidos e perfume para o bebê, além de calça, manta, body, um lençol, uma colcha para o recém-nascido, absorventes para a mãe e uma bolsa para transportar os objetos.
A entrega de enxovais no HEMU é uma ação bastante antiga e conta com o total apoio do Serviço Social da unidade, como destaca a coordenadora do setor, Mariana Loyola. “Sempre antes de um representante da OVG trazer os enxovais, nós do Serviço Social realizamos uma entrevista com as gestantes internadas no hospital para entender a real situação de cada uma. Após as entrevistas, selecionamos as que se encontram em situação de vulnerabilidade social e repassamos para a OVG, que vem fazer a entrega dos produtos. É muito gratificante participar desse momento e ver a alegria estampada nos rostos dessas mães e podermos contribuir para levar um pouco de esperança aos corações delas”, enfatiza Loyola.
Para a psicóloga do programa social Meninas de Luz da OVG, Rayane Neves Silva a entrega dos kits de enxoval tem como objetivo oferecer um suporte para essas gestantes em situação de vulnerabilidade social, além de um olhar mais atento e acolhedor. “A ideia é oferecer todo suporte para essa mãe, desde a escuta até um olhar mais atento para ela que necessita desse acolhimento em um momento tão delicado como o processo de gestação. Onde as emoções ficam mais afloradas. O enxoval é algo concreto, mas vai muito além disso, ele também facilita o acolhimento e faz com que essa mãe se sinta assistida e muito bem acolhida. Com isso, ela consegue ter mais segurança para vivenciar o processo da maternidade de forma mais protegida”, destaca Silva.
A atendente, Ludimila da Silva Rosa, 36 anos, grávida de sete meses recebeu com muita alegria a doação do kit de enxoval. “Ainda não tinha o enxoval e nem condições financeiras para adquiri-lo. Foi uma surpresa muito boa. Eu não esperava e trouxe muito alívio ao meu coração, só agradecer muito a equipe que tem esse cuidado e parabenizar pela iniciativa”, conclui.
Ana Cléia Souza – (texto e foto) – IGH