Todas categorias

Profissionais do HEMU e HEMNSL passam por capacitação em Triagem Neonatal

Os colaboradores dos Hospitais Estaduais da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (HEMU) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) participaram de uma capacitação sobre Triagem Neonatal – Teste do Pezinho em bebês prematuros, realizada no auditório do HEMU, no dia 25 de setembro  A atualização foi ministrada por Taís Araújo, coordenadora do Laboratório da APAE – Anápolis, que compartilhou importantes orientações sobre o procedimento.

Durante a capacitação, Taís abordou o correto preenchimento do cartão de coleta e destacou a importância de realizar o teste do pezinho entre o terceiro e o quinto dia de vida. Ela também explicou a técnica adequada para a coleta, a posição do recém-nascido, a punção e apresentou exemplos de amostras inadequadas. Além disso, discutiu as condições e tratamentos que podem influenciar na Triagem Neonatal, especialmente em recém-nascidos prematuros, detalhando os fatores que podem afetar os resultados.

“Nosso foco foi triagem neonatal, em especial a coleta do teste do pezinho em prematuros, para as crianças que ficam internadas nas UTIs, que têm um tratamento intensivo com relação às condições clínicas do paciente. Para esses pacientes a gente tem uma abordagem e um protocolo específico. Então a gente veio reforçar e fazer os alinhamentos necessários para a melhor condução da coleta do teste do pezinho, conforme a recomendação do Ministério da Saúde”, afirmou Tais.

Os profissionais presentes demonstraram grande interesse e satisfação com a atualização, que trouxe esclarecimentos e reforçou a importância do cuidado preciso no diagnóstico precoce das condições detectáveis pelo Teste do Pezinho. “Achei bem esclarecedora, visto que essa atualização irá aperfeiçoar o trabalho da equipe”, pontuou a enfermeira do HEMNSL, Paula Motta.

Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH

Deixe um comentário