IGH Social

Contagem se prepara para o período das arboviroses

As unidades de pronto atendimento (UPA) de Contagem já estão se preparando para a época mais crítica do ano na área da saúde, o aumento dos atendimentos por casos de arboviroses (Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya). Com a alta das temperaturas e o aumento das chuvas, a previsão é que as unidades enfrentem mais uma vez a crescente demanda destas doenças.

O que em 2019 foi um desafio, para 2020 a ideia é que esta situação seja contornada de forma melhor. Com isso, iniciou nesta quinta feira 09 de janeiro, às 10h, no Complexo Hospitalar, a intervenção teatral “Dona Maria e a bicharada” com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos das arboviroses e outras pragas urbanas e quais as formas de preveni-las.

A peça idealizada pelo Grupo de Teatro Agente em Cena será exibida toda segunda-feira. Nas terças e quintas-feiras, a equipe fará outras dinâmicas com o público e distribuirá folder informativo. As apresentações acontecerão sempre em dois horários, manhã e tarde, nas recepções PA Pediátrico, PA Obstétrico e Hospital Municipal de Contagem (HMC). As artistas são agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Contagem que desenvolvem ações de Educação e Saúde. Para atrair a atenção do público, elas aparecem caracterizadas de mosquito, cachorro, ratazana e escorpião, cantam e interagem com o público.

Além da ação com os cidadãos, gestores do CHC, UPA’s e da Secretaria de Saúde que fazem parte do Comitê de Arboviroses estão se reunindo quinzenalmente e alinhado diretrizes para o atendimento nas unidades de saúde no município.

“Já fizemos estudos de algumas situações e estamos acompanhando e monitorando os casos que já estão surgindo para implantarmos algumas mudanças no atendimento de acordo com os cenários que podem aparecer durante o surto das arboviroses, como aumento de profissionais, tenda de hidratação, entre outras assistências”, esclarece a gerente assistencial, Renata Mourão.

Valdermar da Silva Barbosa, 68 anos, veio para uma consulta no Hospital e curtiu o teatro enquanto aguardava para ser chamado. Segundo ele ainda há muitas pessoas que não fazem sua parte para manter a casa limpa e livre da dengue, com isso todos sofrem com os sintomas.

A intervenção teatral acontecerá até dia 27 de fevereiro no CHC e depois será realizada nas UPA’s de Contagem.

Serviço:

Campanha de conscientização sobre as arboviroses- intervenção teatral nos prontos atendimentos do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) 

Data: 09/01 até 27/02 – segundas, terças e quintas-feiras

Endereço: Av. João César de Oliveira, n° 4495 – Eldorado, Contagem/ MG

Horário: 10h e 14h

Deixe um comentário