Todos

Blitz educativa no CHC: Metas Internacionais da Segurança do Paciente

Entre os dias 22 e 24 de outubro foi realizada no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) uma Blitz Educativa para reforçar as Metas Internacionais da Segurança do Paciente. Essa metodologia prevê seis passos para promover melhorias relacionadas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação.

Enquanto se deslocavam entre os setores do CHC, os colaboradores foram convidados a citarem uma ou mais metas. São elas: Identificação Correta dos Pacientes; Comunicação Efetiva; Melhorar a Segurança dos Medicamentos; Cirurgia Segura; Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde; e Prevenção de danos decorrentes de quedas.

“Essa ação é para que os profissionais aperfeiçoem suas habilidades cada dia mais e o paciente tenha sua saúde restabelecida sem agravos,” explica coordenadora da Educação Permanente, Ana Paula Reis.

Segundo o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), 134 milhões de eventos adversos ocorrem devido a cuidados inseguros em países de baixa e média renda, o que contribui para que 2,6 milhões de pessoas venham a óbito anualmente. Buscando promover uma assistência segura ao paciente, o CHC que engloba o Hospital Municipal de Contagem José Lucas Filho e o Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus, realiza regularmente capacitações e ações como a Blitz visando fortalecer as boas práticas.

A atividade foi uma iniciativa da Educação Permanente com apoio do Núcleo de Segurança do Paciente e com a participação dos acadêmicos da Faculdade Nova. 

Deixe um comentário