Os profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) passaram, nos dias 10 e 11 de janeiro (terça e quarta-feira), por treinamento promovido pela equipe de Fisioterapia da unidade, sobre o funcionamento do novo aparelho de catéter nasal de alto fluxo, que vai oferecer um suporte ventilatório e de oxigenação para pacientes que possui alguma dificuldade respiratória, com mais conforto e simplicidade.
O novo equipamento foi cedido ao Heapa por meio de empréstimo, e faz parte de um estudo entre o hospital e a empresa parceira White Martins em sua utilização nos ambientes de terapia intensiva. O aparelho Vapotherm vai auxiliar com mais eficiência o tratamento dos pacientes internados na UTI Adulto, sem precisar de procedimentos mais invasivos, e estará presente na rotina de cuidados da unidade até o mês de abril, prazo que o período de teste será finalizado.
As capacitações aconteceram nos turnos diurnos e noturnos, e mostraram processos como funcionamento, manuseio do cateter no paciente, avisos sonoros da máquina, montagem dos suprimentos no equipamento, foram apresentados pelos fisioterapeutas que ministraram a capacitação. Outras orientações quanto ao uso em transporte de paciente e falta de energia também foram repassadas aos profissionais. “Com uma interface de fácil manuseio, que mostra todos os parâmetros necessários à equipe do Heapa, o impacto do uso do novo aparelho de alto fluxo será totalmente positivo não só para os pacientes, mas como também para o pessoal da própria UTI”, destacou o fisioterapeuta Rhalifem Thayam Ribeiro, que guiou um dos treinamentos.
Fonte: Bastidores Assessoria de Comunicação