HEMNSL encerra a 113ª edição do curso Gestar Vidas
O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou, nesta quinta-feira, 14 de setembro, o encerramento da 113ª edição do curso Gestar Vidas, que orienta gestantes e familiares sobre assuntos relacionados à maternidade.
Promovido pela equipe do Serviço Social, Psicologia e Capelania Hospitalar da unidade, o curso desta edição contou com 25 gestantes, que participaram de 11 encontros, todos presenciais.
O capelão Rafael Magul deu uma benção especial para as futuras mamães. As gestantes receberam um kit de enxoval doado pelo grupo “Mãos Generosas”, formado por mulheres que desenvolvem um trabalho social. As doações são entregues ao capelão que é o responsável por repassá-las à maternidade.
Para coroar o encerramento, as gestantes receberam as fotos do ensaio fotográfico que fizeram com a fotógrafa Clau Aragão. A psicóloga Viviane Ferro imprimiu as fotos, fazendo um mini álbum e também colocou uma foto de cada participante em um porta-retrato. Segundo a assistente social Lourdes Maria, a função do Gestar Vidas é acolher e dar amor. “Nosso intuito é proporcionar às participantes uma gravidez tranquila e segura. E toda nossa equipe é movida por amor”, salientou a coordenadora do Serviço Social.
Acolhimento
“Quando cheguei aqui, na abertura do curso, estava muito mal. Estava me sentindo sozinha. Mas, em cada encontro, fui me sentindo melhor. Me senti acolhida, respeitada, amada. Aqui nessa maternidade, a gente vê e sente o carinho e amor que é dado para todas nós, muito obrigada!” Disse Rosilene Marques, com 26 semanas de gravidez, à espera de seu terceiro filho.
“Essa é minha segunda gestação e segunda vez que participo do Gestar Vidas. Esse grupo é muito importante. Aqui, recebi todas as orientações e mesmo depois do parto do meu primeiro filho, qualquer dúvida que tivesse, podia ligar na maternidade que recebia as orientações. Recebemos muito carinho”, avaliou Luciana Andrade, grávida de 36 semanas.
“Foi maravilhoso participar do Gestar Vidas. Amei cada encontro. Me senti mimada e isso é muito bom. Sem contar os brindes que recebemos. Fazer o ensaio fotográfico foi um sonho realizado. Só agradecer a toda equipe, por todo acolhimento recebido”, destacou Daniely Silva, com 32 semanas de gravidez, de sua quarta gestação.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH