No intuito garantir a imunização de forma rápida e prática para os seus colaboradores, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), realizou, nos dias 31 de maio e 1º de junho (quarta e quinta-feira), a aplicação da vacina contra influenza e da Covid-19 (bivalente da Pfizer) nos servidores da unidade.
A vacina é o maior fator de proteção contra as doenças e a gripe e a Covid-19 são síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) virais e que afetam o sistema respiratório, principalmente nesta época do ano, quando os casos aumentam consideravelmente.
A campanha foi organizada pelos seguintes departamentos: Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Núcleo de Segurança do Paciente, Gerência de Enfermagem e Qualidade.
Durante os dois dias foram imunizados 90 colaboradores da maternidade, sendo aplicadas 76 doses da vacina contra influenza e 58 da Covid-19 (bivalente).
Os colaboradores gostaram da praticidade. “Com a correria que vivemos, facilitou muito nossa vida”, pontuou a colaboradora Milenna Nascimento, que recebeu as duas vacinas. “Muito boa essa iniciativa. Evita da gente ter que se deslocar até um posto de vacinação”, afirmou o colaborador Guilherme Lima, que se imunizou contra a gripe. “Um incentivo muito grande para todos, pois facilitou o acesso às vacinas”, avaliou a vigilante Poliana Sobral, feliz com as duas imunizações.
“Nosso objetivo foi garantir essa imunização de forma rápida e prática para os profissionais que atuam aqui na maternidade. A campanha traz segurança para os colaboradores e contribui com a qualidade e segurança na assistência dos nossos pacientes”, salientou a coordenadora do SCIH, enfermeira Ana Clara Guimarães.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH