Na busca constante para promover o bem-estar e a saúde dos seus profissionais, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes inovou ao presentear seus colaboradores com três dias de massagens de relaxamento. Essa iniciativa, que ocorreu de 15 a 17 de dezembro, fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a empresa FisioEda, faz parte do projeto social “Cuidando do Cuidador”, que tem como objetivo introduzir novas tecnologias em equipamentos de saúde preventiva.
O projeto está passando em unidades de saúde de todo o Brasil, com o intuito de combater os efeitos do cansaço físico, estresse, tendinite e Lesão por Esforço Repetitivo (LER) entre os profissionais da saúde. A abordagem é focada não apenas na prevenção de doenças, mas também na promoção do bem-estar geral e na qualidade de vida dos colaboradores. Os aparelhos trabalham diversas partes do corpo humano como: coluna cervical, dores musculares, ativação da circulação dos pés, perda de líquido e queima de gordura localizada, entre outros.
Durante os três dias de massagens de relaxamento, os profissionais da Maternidade puderam desfrutar de sessões personalizadas, adaptadas às necessidades individuais de cada um. Além das massagens, o projeto oferece orientações sobre drenagem linfática, medidas posturais e a introdução de novas práticas para aliviar os impactos físicos e emocionais do ambiente de trabalho na área da saúde.
De acordo com a fisioterapeuta Luzia Cavalcante da FisioEda, a empresa tem se destacado por sua abordagem inovadora na promoção da saúde no ambiente de trabalho. “A parceria com o Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde tem possibilitado a expansão do projeto para diferentes estados brasileiros, alcançando um número crescente de profissionais da saúde”, pontuou a fisioterapeuta.
Aprovação da iniciativa – A técnica de enfermagem Zenilde Marinho, que trabalha na unidade há 28 anos, expressou sua satisfação. “É reconfortante ver o hospital investindo no cuidado de seus colaboradores. Eu achei formidável essa massagem. Me senti muito melhor”, disse a profissional.
“Excelente essa iniciativa! Trouxe relaxamento e bem-estar para os profissionais. E isso consequentemente impacta na qualidade de assistência ao paciente”, analisou a residente de enfermagem obstétrica Débora Maria Almeida. “Muitas vezes, nos dedicamos tanto aos pacientes que negligenciamos nossa própria saúde. Essa ação é um lembrete de que também precisamos de cuidados e atenção. Foi um presentão que a unidade nos deu”, avaliou o residente de enfermagem obstétrica Mateus Beltrão.
A diretora operacional do HEMNSL, Juliana Paixão, destacou a importância de investir na saúde dos colaboradores. “Acreditamos que cuidar dos nossos profissionais reflete diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes. Um ambiente de trabalho saudável contribui para a excelência na prestação de serviços de saúde”.
A iniciativa do hospital demonstra um compromisso claro com o bem-estar de seus colaboradores, mostrando que o cuidado com quem cuida é essencial para o pleno funcionamento de uma instituição de saúde.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH