Todos

HEMNSL promove ação em prol do Novembro Azul em Goiás

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), da SES – Governo de Goiás, em parceria com o Laboratório Padrão, realizou nos dias 21 e 22 de novembro (quarta e quinta-feira) uma programação especial para lembrar a importância da campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo a conscientização e prevenção do câncer de próstata. Durante o primeiro dia da ação foi feita aferição de pressão arterial e teste rápido de glicose nos presentes, principalmente homens que acompanhavam pacientes na recepção da maternidade. Para Raimundo dos Santos, que estava fazendo companhia para a filha, a ação “foi uma boa e rápida forma de conferir como vai a saúde”.

Em seguida, o grupo de teatro Ministério de Teatro Arte & Graça, do Santuário Sagrada Família, apresentou monólogo sobre a saúde do homem e a importância dos exames de prevenção ao câncer de próstata. No segundo dia, 22 de novembro, a psicóloga da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais), Denise Ribeiro de Deus, liderou uma roda de conversa sobre câncer de próstata e sobre saúde sexual no geral voltada para os colaboradores e acompanhantes de pacientes da unidade.

Segundo Denise, homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS). “E ainda assim eles não vão ao médico. Muitas doenças podem ser prevenidas procurando o serviço de saúde, o que evita o sofrimento não só deles, como também de sua família. A população masculina precisa olhar com mais atenção para sua própria saúde”, frisou. Ela ainda deu dicas de como aumentar a expectativa e a qualidade de vida dos homens. Ao final da palestra, foram sorteados quatro brindes entre o participantes.

Deixe um comentário