O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu nos dias 7 e 8 de março, uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8. Desta vez, colaboradoras e pacientes puderam exercer o autocuidado mental e físico, com palestras, mensagens e procedimentos de beleza, que foram oferecidos por parceiros da unidade. Organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), o evento contou ainda com o apoio da diretoria e demais setores administrativos do HEMNSL.
No dia 7, a Maternidade recebeu a especialista em saúde pública e estratégias de saúde da família, Nara Borges, que levou às mulheres da unidade uma mensagem leve e descontraída sobre saúde da mulher, a importância do autocuidado e do amor próprio para o corpo e para a mente. Os aspectos do câncer de colo do útero foi um dos temas da palestra. “Meninas, vocês tem que prestar atenção no corpo de vocês e, qualquer alteração, tem que buscar auxílio médico. A estimativa é que surjam 17.010 novos casos da doença no Brasil até 2025”, alertou a enfermeira Nara.
Outro ponto levantado pela enfermeira foi a necessidade da mulher em se enxergar como uma pessoa dona de si, preocupada em ser sua melhor versão todos os dias, focando também na sua saúde mental. “Ser excelente é buscar se melhorar um pouquinho todos os dias. Portanto, estude, trabalhe, viva em função de ser melhor para você. Assim, você também vai elevar o ambiente que você vive”, finalizou. Ainda no dia 7, porém no turno da noite, as colaboradoras foram presenteadas e lembradas pela Gerência de Enfermagem.
Já no dia 8, o foco foi o bem estar físico das mulheres trabalhadoras, onde exercícios laborais, massagens e sessões de beleza foram oferecidos à elas. A diretora da marca dos produtos Mary Kay, Lorena Carvalho, se sentiu lisonjeada pelo convite feito para estar no HEMNSL, lugar que ela já atuou como enfermeira. “É com muita alegria que volto à esse lugar especial para cuidar dessas mulheres, pois tenho a missão de enriquecer a vida delas e é com muita alegria que hoje faço isso”, disse. A massoterapeuta Janaína Li, do Espaço Zen, agradeceu pelo contato que teve com outras mulheres “que cuidam e muita das vezes não tem tempo de se cuidar. Então, transmitir mais consciência de si e falar do autocuidado é de suma importância”, completou.
A diretora operacional do HEMNSL, Juliana Paixão, fez um balanço sobre os dois dias de evento e parabenizou todas as trabalhadoras da unidade que, diariamente, fazem do hospital uma rede de apoio importante. “Não podemos deixar de lembrar que além de cuidar de muitas mulheres que se tornam mães, cada uma de vocês faz o papel também de um ombro amigo, que aconselha, pondera e ‘puxa a orelha’. Não podemos esquecer de cuidar e ser cuidada. Portanto, sejam gratas, alegres e fortes por terem umas às outras”, finalizou a diretora.