Noticia

HEMNSL realiza visitas para vinculação de gestantes à maternidade

Com objetivo de assegurar que toda gestante assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tenha direito à vinculação prévia a uma maternidade, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) está promovendo o projeto de vinculação, instituído pela Lei n° 11.634 de 2007. As equipes da Gerência de Enfermagem, da Unidade de Internação Obstétrica e do Serviço Social do hospital vêm realizando visitas nos Centros de Saúde (CS) do Distrito Campinas-Centro.

O projeto de vinculação, como visa a Lei, busca fortalecer a articulação entre a rede básica, média e de alta complexidade, identificando os Centros de Saúde e maternidades de referência localizados no mesmo território, e assim, vinculando as grávidas à maternidade na qual, possivelmente, poderão realizar o seu parto. O intuito é para que a gravidez, o parto e o pós-parto sejam vivenciados com segurança e tranquilidade pelas gestantes usuárias do SUS.

A gerente de enfermagem do HEMNSL, Angelita de Carvalho Sá, explica que a unidade iniciou as visitas nos CS do Distrito Campinas-Centro, no qual a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes está localizada. “Até o final do mês de junho, todas as unidades básicas de saúde dessa região serão contempladas com as nossas visitas. O objetivo do hospital é facilitar essa articulação e oferecer a oportunidade da gestante conhecer a maternidade a qual está vinculada, logo no início do pré-natal”.

A vinculação da gestante com o hospital favorece o nascimento humanizado, pois propicia conhecimento, conforto e segurança para a gestante. “A visita à nossa maternidade permite à gestante reduzir a ansiedade comum ao período de internação para a realização do parto, conhecer as instalações e a nossa equipe de profissionais, além de ser uma ótima oportunidade para se informar e tirar dúvidas”, ressalta Angelita.