Para celebrar a Semana da Enfermagem, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promoveu, nos dias 21 e 22 de maio, uma série de atividades em homenagem aos enfermeiros e aos técnicos e auxiliares de enfermagem. A comemoração é especialmente significativa, uma vez que o Dia do Enfermeiro é celebrado em 12 de maio, e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem em 20 de maio.
Na terça-feira (21), os colaboradores do hospital se reuniram no auditório para uma cerimônia especial. O evento teve início com um discurso do enfermeiro João Lucas Dorneles, que enfatizou a importância do trabalho dos profissionais de enfermagem e proferiu uma oração. A programação seguiu com a palestra “Cuidando de quem Cuida: A importância do bem-estar do profissional de Enfermagem”, ministrada pela psicóloga Kárita Marques, assistente de Recursos Humanos do IGH – Instituto de Gestão e Humanização. Karita destacou a necessidade dos profissionais de enfermagem cuidarem de si mesmos para oferecerem o melhor cuidado aos pacientes: “Isso é muito importante e precisa ser falado, trata-se do autocuidado. O profissional precisa estar 100% para entregar 100% dele para os pacientes e para as pessoas ao redor”.
Gratidão e valorização
A programação também incluiu uma homenagem aos profissionais com 40 anos ou mais de serviço no hospital, com a entrega de certificados e um delicioso café da manhã. Uma das homenageadas foi a enfermeira Maria Lúcia Marques, que celebrou 40 anos de dedicação ao hospital: “Eu amei essa homenagem. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, por estar viva e trabalhando com saúde até hoje e a todos os colegas”, pontuou Maria Lúcia.
Na quarta-feira (22), as profissionais participaram de uma atividade de autocuidado e beleza, com orientação de uma consultora da Mary Kay. Além disso, houve o sorteio de 10 cursos de Gestão de Liderança, no IPOG. A técnica de enfermagem Letícia Santana foi uma das ganhadoras: “Foi muito gratificante! É uma oportunidade de fazer mais um curso e agregar ao currículo”, avaliou.
Para valorizar ainda mais os profissionais da enfermagem, foi montado um mural de fotografias em um dos corredores do hospital. Segundo a enfermeira Reila Coutinho, essa demonstração de carinho é essencial: “É um momento muito importante para a equipe, que se doa muito e batalha em prol do outro. Sentir esse reconhecimento nos faz sentir queridos”.
Fernanda Suassuna, gerente assistencial e organizadora das comemorações, ressaltou a importância da enfermagem no hospital: “A enfermagem é o coração de um hospital. Sem enfermagem, não conseguimos desenvolver todos os nossos trabalhos. Sou muito grata à equipe que tenho, aos meus coordenadores, à equipe operacional, técnicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, especialmente aos profissionais com muitos anos de casa. Este ano, fizemos uma celebração diferente, expressando nossa gratidão e reconhecendo os profissionais com 40 anos de serviço e dedicação, que representam nossa equipe de enfermagem”, destacou.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH