O Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade, realizou na quarta-feira (30/11), Blitz educativa em alusão à campanha Novembro Azul – mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que 65.840 novos casos de câncer de próstata surjam em 2022. Esses números alertam para a importância do diagnóstico precoce, pois se descoberto em estágio inicial, a doença tem possibilidade de cura de 90%. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Diante desse contexto, integrantes da Cipa passaram em todos os setores da unidade, realizando uma blitz educativa para conscientizar os colaboradores acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Foram distribuídos panfletos informativos e chocolate. A equipe de Nutrição do Hemu distribuiu algodão doce azul, cor símbolo da campanha.
A iniciativa agradou os profissionais. “Muito boa essa divulgação da campanha no hospital. Uma forma diferente de nos alertar para cuidarmos da nossa saúde”, disse o analista de sistema Rafael Moura. “Achei bacana a ação. É importante estimular a mudança de hábitos. Nós, homens, somos resistentes em cuidar da saúde e temos que nos cuidar melhor”, avaliou o colaborador Paulo Henrique.
“Nosso objetivo foi abordar a prevenção ao câncer de próstata e incentivar nossos colegas a manterem a saúde em dia, muitas vezes deixado de lado pelo público masculino. Adotar hábitos saudáveis também previne o surgimento de doenças”, afirmou o presidente da Cipa, Leonardo Pimenta.
Marilane Correntino (texto)