/
_ Evento com duração de cinco dias, possui uma programação especial que visa levar reflexão e conscientização aos colaboradores da unidade do Governo de Goiás _
Durante a semana de 6 a 10 de maio, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), uma iniciativa organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A programação especial conta com atividades diárias voltadas para a conscientização e promoção da segurança e saúde dos colaboradores.
Na segunda-feira, dia 6, o músico Nelson Chileno marcou presença na unidade hospitalar, realizando uma apresentação especial para dar início à Sipat. Com seu talento musical, ele percorreu diversas áreas do hospital, levando entretenimento e promovendo a participação dos colaboradores no evento.
Já na terça-feira, dia 7, a psicóloga Thaís Foizer, do Cerest Goiânia, foi a responsável por ministrar uma palestra sobre Saúde Mental no Trabalho. Com expertise na área, a profissional abordou questões relevantes, incluindo qualidade de vida, riscos psicossociais, desgaste psíquico, síndrome de burnout e ofereceu orientações para o cuidado com a saúde mental dos funcionários, visando promover um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.
Na quarta-feira, 8 de maio, a advogada Maria Carla Baeta – assessora jurídica do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) – ministrou a palestra sobre Assédio Moral e Sexual, abordando aspectos importantes relacionados à segurança e bem-estar no ambiente de trabalho. Ela conceituou os dois tipos de assédio, o que configura ou não o assédio, além de expor as consequências tanto para o empregado quanto para o empregador e ressaltou: “As pessoas precisam entender, identificar e combater essa prática” A advogada explicou sobre o que fazer em caso de assédio e quais os canais procurar.
A programação está agradando a todos. “Achei sensacional! São temas importantes que trabalham o emocional, nos ajudando a manter um ambiente de trabalho mais saudável. Espero que todos se conscientizem que temos direitos e deveres”, pontuou a ouvidora Gilciene da Silva. “Essas abordagens nos auxiliam muito para que possamos aprimorar nosso equilíbrio emocional , além de promover a prevenção de acidentes e a saúde no trabalho”, avaliou o colaborador Cláudio Divino.
Segundo a técnica de segurança do trabalho, Maria de Lourdes, ao longo da semana, estão previstas diversas outras atividades, incluindo palestras e workshops, todas voltadas para a conscientização e prevenção de acidentes, bem como a promoção da qualidade de vida no ambiente laboral. ” Na quinta-feira teremos palestra sobre a NR 32, com o engenheiro de segurança do trabalho, Marcus Vinícius Martins e na sexta-feira teremos massagem relaxante, revitalização facial, SPA das mãos, com equipe da Faculdade IEPG e também avaliação da saúde dos colaboradores, com teste de glicemia e aferição da pressão arterial. Tudo para proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável”, destacou Maria de Lourdes.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH