Noticia

HMI celebra Dia Mundial da Segurança do Paciente

Data alerta para promoção de práticas seguras para mães e recém-nascidos

 O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Qualidade do Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), com apoio das acadêmicas de Enfermagem do 8º módulo da PUC-GO e da professora Andréia Gontijo; e parceria dos setores de Nutrição e Psicologia, realizaram ações na sexta-feira (17 /09), em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. Este ano, o tema é “Cuidado Materno e Neonatal Seguro” e o slogan: “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”.

Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem como objetivo  conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade sobre a necessidade das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.

No período das 9h às 11h e das 14h às 16h, no hall do 1º andar, aconteceram  atividades voltadas aos funcionários da unidade. Enquanto alguns colaboradores ouviam sobre as explicações dos cinco momentos para um nascimento seguro, pelas acadêmicas de Enfermagem, outros participavam do jogo Quiz: Mitos e Verdades, relacionados aos momentos do “Checklist Nascimento Seguro”.  Os vencedores ganhavam bombons. “Foi a forma encontrada para movimentar essa data tão importante, com dinamismo, aprendizado e diversão. Até o convite foi diferente, onde colocamos um QR Code, que dá acesso ao Checklist de Nascimento Seguro do HMI”, afirmou a coordenadora do NSP, enfermeira Lílian Fernandes.

O setor de Nutrição preparou um delicioso lanche, acompanhado de um cartão, que foi oferecido aos pacientes. E o setor de Psicologia doou vários kits de brindes para serem sorteados aos colaboradores participantes.

A fonoaudióloga Thaynara Borges ficou feliz em participar das atividades. “Essas iniciativas são muito boas, além de colaborar com nossos conhecimentos, motiva a equipe”, pontuou. A coordenadora de enfermagem da Pediatria, Karoline Barros, participou das ações e ainda foi sorteada com um brinde. “Achei muito bacana! Além de interagir, aprender coisas novas, ainda fui presenteada. Maravilhoso!”, avaliou a colaboradora.

Segundo a coordenação do NSP, as atividades contaram com uma grande participação, o que colaborou para o sucesso do evento.  “Nosso intuito foi de promover uma integração entre todos os profissionais da unidade e conseguimos. Esse envolvimento na atuação e adoção de estratégias é visto constantemente no HMI e vem colaborando para uma assistência segura e humanizada desde a admissão da gestante até a alta de mães e recém-nascidos, contribuindo na redução da mortalidade materna e neonatal”, destacou Lílian Fernandes.

Crédito: Marilane Correntino /Assessora – HMI

Deixe um comentário