Todos

Huapa realiza com sucesso 1ª captação múltipla de órgãos e tecidos

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) realizou na quarta-feira, 12 de agosto, sua primeira grande captação múltipla de rins, fígado e córneas, numa ação que envolveu a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) da unidade do Governo de Goiás e a Gerência de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). O Huapa já é pioneiro na captação de órgãos e tecidos em Goiás.  

A primeira captação, de rins, foi realizada no ano de 2011. De lá pra cá, já foram realizadas três captações de órgãos e três de tecidos.A cirurgia durou cerca de 4 horas e envolveu equipe composta por profissionais do Estado de Goiás. O fígado foi o primeiro órgão a ser retirado. Em seguida, os rins foram captados e, por último, as córneas. Cada órgão e tecido captados já estavam destinados aos seus receptores, que também são de Goiás.

O doador, de 38 anos, estava internado num leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 6 de agosto, após dar entrada no Huapa, com traumatismo cranioencefálico. A família do paciente decidiu pela doação de todos os órgãos. Ao todo, foram beneficiados cinco pacientes, identificados de acordo com o Cadastro Nacional de Transplantes. Todo o transporte foi feito em veículos da própria equipe, com o intuito de garantir o sucesso e a agilidade de todo o processo de doação. 

Deixe um comentário